Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daMartins, Ana Sofia Neto2024-12-302024-12-3020242024http://hdl.handle.net/10400.22/26941Na era digital, a passagem dos tradicionais manuais em papel para os recursos digitais revolucionou a forma como a informação é acedida e consumida. Este enquadramento teórico tem como propósito uma pesquisa comparativa entre o uso de manuais tradicionais e recursos digitais na área de ensino-aprendizagem. Este documento investiga também as principais características dos manuais em papel e dos recursos digitais e considera o seu impacto no processo de aprendizagem dos estudantes. É também aprofundado a utilização dos mesmos simultaneamente. Este estudo lança luz sobre as implicações destes dois formatos na experiência de aprendizagem. Tendo em conta estes fatores, o documento apresenta em que âmbito se insere a utilização de ambos os formatos em contextos educativos..In the digital age, the shift from traditional paper textbooks to digital resources has revolutionised the way information is accessed and consumed. The purpose of this theoretical framework is to carry out comparative research into the use of traditional textbooks and digital resources in the area of teaching and learning. This document also investigates the main characteristics of paper textbooks and digital resources and considers their impact on the student learning process. It also delves into the use of both simultaneously. This study sheds light on the implications of these two formats on the learning experience. Taking these factors into account, the document presents the scope for using both formats in educational contexts.porManuaisRecursos digitais, Ensino BásicoAnálise comparativaVantagens e desvantagensTextbooksDigital resources, Elementary educationComparative analysisAdvantages and disadvantagesO papel do manual e dos recursos digitais no ensino de inglês no 1.º CEBmaster thesis203775686