Sanches, Hugo SoeiroVicente, Sónia Sofia de Jesus2017-07-142017-07-142017-06-26http://hdl.handle.net/10400.22/10083O objetivo desta monografia centra-se essencialmente no movimento de performance histórica, suas características e evolução ao longo do tempo, bem como o seu enquadramento na atualidade. Trata-se de levar métodos e conteúdos essenciais aos estudantes de música que tenham interesse em executar peças de época ou ambicionem iniciar o estudo da Música Antiga. Pretende-se promover a realização de performances mais ricas e autênticas, considerando as metodologias apresentadas na sua vertente teórica, tendo como objetivo o culminar da vertente prática ao vivo onde serão apresentadas as várias formas de expressão artística, características da época recriada.The objective of this menography is essentially focused on the historical performance movement, its characteristics and evolution over time as well as its current framework. What methods and content are essential for music students who are interested in performing period pieces or who wish to start studying Ancient Music. To promote richer and more authentic performances considering the methodologies presented in its theoretical aspect and culminate in its practical side with a live performance where the various forms of artistic expression characteristic of the Baroque will be recreated.porAutenticidadeBarrocoPerformanceAuthenticityBaroqueAutenticidade no barroco: uma abordagem preliminar à performance musicalmaster thesis201713136