Monteiro, Francisco José Dias Santos BarbosaQueirós, Hugo Miguel Dores de2017-03-152017-03-152012-02-23http://hdl.handle.net/10400.22/9613O interesse pelo tema em epígrafe prende-se com a Licenciatura em clarinete que o autor desta dissertação realizou: de facto, embora a panóplia de clarinetes seja ampla (do clarinete contrabaixo à requinta) foi abordado essencialmente o clarinete soprano, em si bemol (e lá); é o instrumento mais usado, o mais conhecido, o mais requerido no mundo musical. No entanto, houve desde logo o interesse e a oportunidade de, em ambiente lectivo, estudar algumas obras para clarinete baixo. Depois de conhecer melhor o instrumento - que desde cedo me fascinou - decidi dedicar-me, aprofundar conhecimentos, experiências e repertório, tendo por fim enveredado por uma procura do repertório português especificamente para clarinete baixo. Uma vez que actualmente não existe em Portugal qualquer tipo de especialização em clarinete baixo, o objectivo deste mestrado em interpretação artística é aprofundar as experiências interpretativas com este instrumento, explorar o repertório português a solo e dar a conhecer este conjunto de experiências ao público em geral e, em especial. Espera-se juntar nesta investigação todas as obras portuguesas para clarinete baixo solo, comentando-as a diversos níveis.porMúsica portuguesa para clarinete baixo solomaster thesis