Lamas, Maria CéuMota, SandraMoreira, TeresaAmorim, Manuela2023-05-182023-05-182019Maria Céu Lamas, Sandra Mota, Teresa Moreira, & Manuela Amorim. (2019). O Socrative como ferramenta de avaliação contínua no ensino superior: A perspectiva do estudante. ICRE19 - Livro de resumos, 58.978-972-8969-31-8http://hdl.handle.net/10400.22/22806As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são, cada vez mais, assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito da educação à distância, mas também na educação presencial. Nesta perspetiva, parece-nos inevitável o recurso ao uso de ferramentas digitais para um ensino e aprendizagem eficientes. O Socrative, enquanto ferramenta simples de resposta por parte dos estudantes, é uma aplicação que permite avaliar os conhecimentos através da elaboração de questionários a serem utilizados em sala de aula; obter feedback em tempo real dos resultados dos estudantes e, consequentemente, do nível da sua aprendizagem. Esta aplicação de interatividade online é simples, gratuita, e pode ser instalada em qualquer dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. Apesar de vários estudos terem investigado a utilização de novas tecnologias em sala de aula (iPads e smartphones), poucos abordam a aplicabilidade como instrumento para a avaliação contínua.porTecnologias digitaisSocrativeAvaliação contínuaEnsino SuperiorO Socrative como ferramenta de avaliação contínua no ensino superior: a perspectiva do estudanteconference object