Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraCunha, Beatriz Freitas2024-09-242024-09-2420242024http://hdl.handle.net/10400.22/26094O presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, constituindo-se como um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, fulcral para a conclusão do 2º ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre. O documento visa apresentar a jornada formativa da mestranda, vivenciada em dois contextos educativos pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas, alicerçada em saberes científicos, didáticos e pedagógicos, desenvolvidos no decorrer da formação académica, social e pessoal, que se constituíram determinantes para a construção da sua identidade docente. O RE explana, numa visão reflexiva e construtivista, uma pluralidade de experiências sustentadas em ciclos dinâmicos, que englobaram os processos de observação, planificação, ação e reflexão, com vista à construção de conhecimentos, capacidades e atitudes adaptados às exigências que caracterizam o ser professor no século do conhecimento e da tecnologia. Nesse sentido, a mestranda desenvolveu a capacidade crítica e reflexiva, como também uma postura indagadora e mediadora para enfrentar os múltiplos desafios da realidade educativa, sendo, para isso, imprescindível mobilizar e problematizar referenciais teóricos e legais e desenvolver a capacidade de trabalhar colaborativamente com o par pedagógico e os demais agentes educativos. Para além disso, o conhecimento aprofundado das turmas com as quais contactou, ou seja, 3º, 5º e 6º anos de escolaridade, possibilitou projetar cenários de aprendizagem, atividades e projetos significativos e adequados às necessidades e idiossincrasias dos alunos. Particularizando, o documento possui, ainda, uma dimensão investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico, que visa compreender de que forma a metodologia ativa de Rotação por Estações contribui positivamente para o estudo da rotação no 6º ano de escolaridade. O percurso realizado, refletido nas páginas deste documento, proporcionou a mistura de saberes para uma formação docente inovadora, crucial ao desenvolvimento da Paleta Pedagógica.This Internship Report (IR) was developed as part of the Supervised Teaching Practice (STP) Curricular Unit (CU), which is part of the study plan for the Master's Degree in Teaching Primary Education and Mathematics and Natural Sciences in Secondary Education. It is an assessment tool, submitted for public examination, which is central to the completion of the 2nd cycle of studies, leading to a master's degree. The document aims to present the master's student's formative journey, experienced in two educational contexts belonging to the same school grouping, based on scientific, didactic and pedagogical knowledge, developed during her academic, social and personal training, which were decisive for the construction of her teaching identity. From a reflective and constructivist viewpoint, the IR explores a plurality of experiences based on dynamic cycles that encompass the processes of observation, planning, action and reflection, with a view to building knowledge, skills and attitudes adapted to the demands that characterise being a teacher in the century of knowledge and technology. In this sense, the master's student developed a critical and reflective capacity, as well as an inquiring and mediating posture to face the multiple challenges of the educational reality. To do this, it was necessary to mobilise and problematise theoretical and legal references and develop the ability to work collaboratively with the teaching pair and other educational agents. In addition, her in-depth knowledge of the classes she worked with, i.e. the 3rd, 5th and 6th grades, enabled her to design meaningful learning scenarios, activities and projects suited to the needs and idiosyncrasies of the students. In particular, the document also has an investigative dimension, presented in the form of a scientific article, which aims to understand how the active methodology of Rotation by Stations contributes positively to the study of rotation in 6th grade. The journey undertaken, reflected in the pages of this document, has provided a blend of knowledge for innovative teacher training, which is crucial to the development of the pedagogical palette.porPrática de ensino supervisionadaJornada formativaIdentidade docenteAprendizagemVisão reflexiva e construtivistaInvestigaçãoSupervised teaching practiceFormative journeyTeacher identityLearningReflective and constructivist visionResearchPaleta Pedagógica: mistura de saberes para uma formação docente inovadoramaster thesis203704673