Fernandes, MartaCarvalho, Luana Proença de2025-11-062025-11-062025-10-13http://hdl.handle.net/10400.22/30751Trabalho de projetoO presente projeto de mestrado tem como objetivo explorar e valorizar a identidade cultural da Apúlia através da criação de padrões têxteis que reinterpretam, de forma contemporânea, elementos históricos, culturais e naturais da região. Inspirado nas tradições locais, como a atividade dos sargaceiros, a pesca artesanal e as paisagens costeiras, o projeto utiliza o design gráfico como ferramenta central para desenvolver uma linguagem visual que homenageia e atualiza a herança cultural apuliense. A proposta consiste na criação de uma identidade visual têxtil que promova o património local, com base em estudos de campo, registos fotográficos, recolha de testemunhos orais e análise de marcas que integram o design como veículo de comunicação cultural. O projeto aposta na aplicação da técnica de sublimação com tintas à base de água, que permite a criação de padrões têxteis detalhados, sustentáveis e visualmente apelativos, contribuindo para uma produção responsável e ambientalmente consciente. Os principais objetivos incluem a construção de uma identidade de marca que represente a cultura da Apúlia, a investigação de elementos gráficos inspirados na região, o estudo do impacto das novas tecnologias no design têxtil, e a aplicação dos padrões desenvolvidos em peças e materiais sustentáveis. A pesquisa engloba ainda uma análise a marcas de produtos de moda internacionais que utilizam padrões têxteis como elemento da sua identidade visual, visando compreender como o design pode ser um agente ativo na preservação, promoção e reinvenção das tradições culturais. O trabalho divide-se em três grandes momentos: a contextualização histórica e cultural da Apúlia, a análise de referências no âmbito do design gráfico e têxtil, e o desenvolvimento prático dos padrões e da identidade visual, acompanhados de uma reflexão crítica sobre o processo e as possibilidades futuras de aplicação e expansão do projeto.This master's project aims to explore and enhance the cultural identity of Apúlia through the creation of textile patterns that reinterpret, in a contemporary way, the historical, cultural, and natural elements of the region. Inspired by local traditions, such as the activity of the sargaceiros, artisanal fishing, and the coastal landscapes, the project uses graphic design as a central tool to develop a visual language that honors and updates Apúlia’s cultural heritage. The proposal consists of creating a textile visual identity that promotes the local heritage, based on field studies, photographic records, oral testimonies, and the analysis of brands that use design as a vehicle for cultural communication. The project focuses on the application of sublimation printing with water-based inks, which enables the creation of detailed, sustainable, and visually appealing textile patterns, contributing to a more responsible and environmentally conscious production. The main objectives include building a brand identity that represents Apúlia’s culture, investigating graphic elements inspired by the region, studying the impact of new technologies on textile design, and applying the developed patterns to sustainable pieces and materials. The research also includes an analysis of international fashion brands that use textile patterns as an element of their visual identity, aiming to understand how design can act as an active agent in the preservation, promotion, and reinvention of cultural traditions. The work is divided into three main phases: the historical and cultural contextualization of Apúlia, the analysis of references within the field of graphic and textile design, and the practical development of patterns and visual identity, accompanied by a critical reflection on the process and future possibilities for application and project expansion.porDesign GráficoTêxtilPadrõesIdentidade VisualCultura LocalSustentabilidadeApúliaPatrimónioGraphic designTextilePatternsVisual identityLocal cultureSustainabilityHeritageApúlia em padrões têxteis: contributo do design gráfico na comunicação identitáriamaster thesis204039703