Marta, Maria Margarida CamposFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosFreitas, Inês Manuela Figueiredo2017-11-222017-11-2220172017http://hdl.handle.net/10400.22/10489A realização do presente relatório está prevista no Complemento Regular Específico do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, conforme o DL nº 43/2007, de 22 de fevereiro, e tem como objetivo espelhar os saberes adquiridos e vivenciados ao longo, da Prática Pedagógica Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino. Efetivamente, os saberes de que a docente-estagiária se apropriou contribuíram para a construção do seu perfil profissional, segundo uma visão de educação que pretende assumir ao longo da sua vida profissional docente, sabendo que sofrerá influências de atualizações de acordo com a evolução social, tecnológica, científica e didática. Assim, o presente relatório evidencia o processo formativo que confere a metodologia de investigação-ação como capital na construção dos saberes profissionais, que permitiu um olhar atento que sustentou a intervenção que atendeu às características, necessidades e interesses das crianças. A reflexão foi fulcral para a transformação da prática educativa e desenvolvimento profissional e pessoal. Neste processo, realça-se, ainda, o papel da supervisão e da colaboração como um apoio enriquecedor que abre horizontes na prática educativa e nas relações pedagógicas, pelo que o trabalho em díade de formação constituiu possibilidades de desenvolvimento e de crescimento pessoal, contribuindo, em larga escala, para a delineação do que é, de facto, ser educador e professor.The writing of this report was a requirement for the completion of the Master’s Degree in Pre-school and Primary School Education in Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. This final report aims to reflect the knowledge acquired and experienced throughout the supervised teaching practice in Pre-school and Primary School. In fact, the knowledge acquired by the teacher trainee has contributed both to the building of her profile as a future professional of education and to the creation of the vision of education that she intends to adopt, not disregarding future influences inherent to social, technological, and scientific changes, as well as changes in teaching techniques trends. Therefore, this report highlighgts the training process, which considers the research-action method to be of capital importance to the development of professional skills. The observation-planning-action-critical reflectionassessment cycle allowed for a thorough look, which enabled an appropriate response to the characteristics, needs and interests of the children. The critical reflection practice was also of paramount importance to the transformation of the educational practice as well as personal and professional development. Key to this process was also the role of the supervision and collaboration work in dyad, which provided learning opportunities and the expansion of horizons in terms of teaching practices, of pedagogical relationships, and of personal growth, thus greatly contributing to the delineation of what it actually means to be a teacher, an educator.porInvestigação-açãoEducaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalReflexãoProfessorEducadorResearch-actionEducationPersonal and professional developmentCritical reflectionTeacherEducatorRelatório de Estágiomaster thesis201761599