Teixeira, Maria Cândida da MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deDinis, Rafaela Ferreira da Silva Pereira2022-09-082022-09-0820222022http://hdl.handle.net/10400.22/20843A presente produção escrita surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se como um dos principais requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre e foca o seu propósito na descrição e análise do trajeto vivenciado ao longo de toda a prática educativa, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Sob uma perspetiva crítica e reflexiva, será evidenciado o percurso formativo da Mestranda, articulando referentes teóricos e legais com saberes práticos, provenientes da ação. Será ainda realçado o trabalho colaborativo que se estabeleceu entre os diferentes agentes envolvidos no processo educativo e, ainda, a exploração de diferentes estratégias e recursos com vista à diária melhoria da ação docente. Todos as intervenções e momentos pedagógicos dinamizados ao longo de todo o período da prática basearam-se em metodologias ativas, promotoras de aprendizagens contextualizadas e significativas com principal foco no desenvolvimento holístico da criança. O processo investigativo apresentado sustenta-se numa Metodologia de Investigação-Ação, na qual através do processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão, a prática educativa foi sendo reajustada de forma a promover soluções fundamentadas e transformadoras do contexto, contribuindo para a construção da identidade profissional docente de perfil duplo.The following production was written in the scope of the curricular unit Supervised Educational Practice, integrated on the study plan of the second year in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Compulsory Education Master’s Degree. This work presents itself as one of the main requirements necessary for obtaining the master’s degree and focuses in both the description and analysis of the path experienced throughout all the educational practice, while in the Pre-scholar and the 1st Cycle of Basic Education. Upon a critical and reflexive perspective, it will be evidenced the formative pathway of the master’s student, by articulating theoretical, legal, and practical concepts, provided during practice. It will also be highlighted the collaborative work established between the different agents involved in this educational process, while also exploring the different strategies applied in this process, taking into view the possible improvement in the teaching action. Every intervention and pedagogical moments dynamized throughout all of this period of practice, were based in active methodologies, contextualized and significant learning promoters, focusing on the holistic development of the child. The process of investigation here presented is based on a Methodology of Investigation-Action, in which, through a cyclic process of observation, planification, action and reflection, the educational practice was being readjusted, in order to promote well-funded and context-transforming solutions, while contributing for the construction of a dual-profile teacher professional identity.porPrática educativaCriançaMetodologias ativasInvestigação-açãoIdentidade profissionalEducational practiceChildActive methodologiesAction-researchProfessional identityRelatório de Estágio de Rafaela Ferreira da Silva Pereira Dinismaster thesis203090411