Costa Oliveira, HelenaLima Rodrigues, LúciaEiriz, Vasco2018-06-272018-06-2720121809-3337http://hdl.handle.net/10400.22/11750O Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.porBalanced ScorecardOrganizações de AprendizagemGestão EstratégicaAmbiente OrganizacionalBalanced scorecard and learning organization: Case Studyjournal article10.4270/ruc.2012436