Lamas, Edgar Manuel Ribeiro2016-07-012016-07-0120162182-6435http://hdl.handle.net/10400.22/8387Neste artigo, começo por questionar-me sobre o que é a avaliação, qual o seu contributo para o mundo da educação, partindo da leitura de alguns teóricos e estudiosos que têm vindo a debruçar-se sobre esta temática / problemática. Num segundo momento, confronto-me com experiências vivenciadas ao longo da minha história de vida pessoal/profissional, para, uma vez retratadas/estudadas/avaliadas, desencadear uma interacção com as teorias convocadas. O questionamento é orientado no sentido de identificar e compreender a avaliação em termos da de estratégias a implementar a nível institucional e de vias a abrir para o sucesso escolar / académico. Estão, pois, em causa, as condições institucionais que viabilizam o processo de ensino, o processo que ao professor cabe organizar para criar condições para o aprimoramento das aprendizagens dos estudantes. A teoria é abordada; dois estudos de caso em tempos e contextos diferentes são focalizados – narrados/estudados/avaliados; a dialéctica é estabelecida – questionando a(s) praxis pela(s) teoria(s) convocadas; surge, então, em consequência, a oportunidade das reflexões e prospecções, para um novo tempo e num contexto outro, sempre orientadas para uma acção/avaliação que leve ao aprimoramento das aprendizagens.In this article, I start by questioning myself about what it is meant by ‘evaluation’, what are the contributions to the education world. In a first moment I read some specialists and scholars who during the last decades have been looking into this issue / problem. Secondly, I try to identify and understand ‘evaluation’ in terms of implementing strategies and open routes for the school / academic success. The teaching process is therefore concerned, the process that the teacher organizes to create conditions for the improvement of the student learning. The questioning is oriented to identify and understand the evaluation in terms of the institutional strategies to implement and the new ways to be opened so as to improve the learning outcomes of my students. What is in focus in this article it is the teaching process, the strategies I call to create conditions for the improvement of student learning. The theory is addressed; case studies are focused; dialectics is established; the opportunity to reflect and to look forward then arises as a result, i.e., the possibility of a new project comes up, always having in mind the opportunity to reflect and look forward for a new time and in another context, an oriented action / evaluation leading to the improvement of learning.porAprimoramento das aprendizagensQualidadeAvaliaçãoProcesso educativoEvaluationLearning improvementEducational processQualityAvaliação em educação - que desafios? Reflexões e prospecções procurando a qualidadejournal article