Patela, Nelma2016-07-012016-07-0120162182-6435http://hdl.handle.net/10400.22/8399O presente artigo pretende apresentar uma breve descrição dos perfis das diversas gerações, desde o início do século XX, a saber: Babyboomers, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha. A nossa pesquisa tem por objectivo tentar compreender o público com o qual nos fomos, vamos e iremos confrontando, enquanto docente. Antes de atentarmos em cada um, parece-nos pertinente tentar compreender os traços comuns mais relevantes do público com quem desenvolvemos a nossa praxis. Na procura de uma resposta possível para os problemas decorrentes da massificação do ensino, o conhecimento dos principais traços das gerações mais recentes conduz-nos, então, à busca de teorias educativas que permitam ir ao encontro dos perfis e dos estilos de aprendizagem genéricos dos alunos da actualidade. É neste contexto que destacamos duas teorias com as quais nos identificamos: o Conectivismo e o B-Learning.porPerfis geracionais (Babyboomer, X, Y, Z e Alpha)ConectivismoB- LearningO perfil geracional dos alunos de hojerepto à emergência de novas teorias educativasjournal article10.34630/erei.vi4.3961