Rodrigues, RitaCosta, CecíliaFreitas, YelitzaSacramento, JoséRato, VirgilioBrito-Costa, SóniaMartins, Fernando2025-10-072025-10-072025-09& Martins, F. (2025). Pensamento Computacional e Práticas de Ensino Exploratório em Matemática Elementar: Propostas Didáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação. ISBN. 978-972-8969-92-9978-972-8969-92-9http://hdl.handle.net/10400.22/30579Com as transformações rápidas e constantes que ocorrem nas sociedades, torna-se incerto determinar que aptidões devem ser ensinadas hoje às crianças e aos estudantes universitários. A dificuldade em decidir reside em saber que profissões e funções deixarão de existir e quais surgirão. As competências que eram valorizadas há séculos poderão ser facilmente automatizadas (Harari, 2024). Assim, Harari (2024) sugere que é essencial preparar as gerações mais jovens com habilidades que sejam relevantes para o futuro mercado de trabalho. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2019) reflete sobre como preparar os estudantes para terem sucesso num mundo globalizado, onde é essencial compreender diferentes pontos de vista, interagir com respeito e fazer escolhas responsáveis.porPensamento computacionalEnsino exploratórioPensamento computacional e práticas de ensino exploratório em matemática elementarPropostas Didáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básicobook