Marta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deLeite, Ana Isabel Nogueira2018-01-052018-01-0520172017http://hdl.handle.net/10400.22/10693O relatório de estágio, documento exposto, foi realizado no decorrer da última etapa do processo de formação do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, e integra as práticas desenvolvidas no seu âmbito bem como a reflexão crítica sobre as mesmas. A Prática Educativa Supervisionada possibilitou a experimentação de vivências do profissional de perfil duplo, para isto contribuiu a metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, em que esteve assente toda a prática, favorecendo a construção de aprendizagens por parte da formanda e o desenvolvimento de estratégias decorrentes da reflexão em díade e em tríade. Os processos inerentes à metodologia anteriormente mencionada, observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, apresentaram-se como essenciais na construção de novas práticas contextualizadas e inovadoras. Estas últimas resultantes da formação interativa e reflexiva e do equilíbrio entre a ação e a reflexão. Privilegiou-se o desenvolvimento de atividades e projetos que possibilitassem o desenvolvimento holístico das crianças com base na criação de ambientes educacionais que elevassem as relações estabelecidas e as interações entre as mesmas, considerando paradigmas instituídos na perspetiva socio construtivista da educação. O processo de formação permitiu, assim, à formanda construir o seu saber e o saber fazer de forma holística, pessoal e crítica, uma vez que viabilizou a construção de novos saberes baseada em conhecimentos prévios construídos em momentos anteriores da formação e a sua interface com a prática.The internship report, document exposed, was completed during the last phase of the graduating process of the Masters on Pre-School Education and Primary Teaching and integrates both the practices developed and their discussion. Supervised Educational Practice enabled the trial of double profile professional experiences. This endeavor had the contribution of research methodology, research-action methodology, on which all the practice was based, favoring the construction of knowledge by the graduate student and the development of dyad and triad discussion strategies. The research inherent processes, observation, planning, action, evaluation and discussion, presented themselves as essential to the construction of new contextualized and innovative practices resulting from interactive and reflexive training and the balance between action and discussion. There was a preference for activities and projects that allowed the holistic development of children, based on the creation of educational environments that elevated the relationships established and their interactions, considering the paradigms of a socio-constructive perspective of education. The graduating process made it possible to the graduate student to build her knowledge and know-how in a holistic, personal and critical way, once it allowed the construction of new learnings based on previous guidelines cemented during her formation and its complement with practiceporPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoParadigma socio construtivistaSupervised educational practiceResearchaction methodologySocio-constructive paradigmRelatório de Estágiomaster thesis201832909