Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eBaptista, Marta Monteiro de MouraRocha, João Pedro Fontes da2025-07-312025-07-312025-07-21http://hdl.handle.net/10400.22/30290O presente relatório descreve e analisa o estágio curricular realizado no Quarteto Contratempus, no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas – vertente de Direção de Cena e Produção, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Politécnico do Porto. O estágio decorreu entre outubro de 2023 e março de 2025 e permitiu uma imersão prática no contexto da criação, produção e mediação de ópera contemporânea, com particular enfoque na ópera de câmara multimédia. Ao longo do estágio integrou a equipa da companhia em diversas funções, desde a preparação de digressões e apoio à produção técnica, até ao apoio à gestão de figurinos, bilheteira, comunicação e divulgação em redes sociais. Paralelamente, acompanhou a conceção de novos projetos como o FIATO – Festival Internacional de Ópera do Porto, e participou no laboratório criativo Contrapartituras – Música em Cena. Como complemento, prático e analítico, mas fora do estágio no QC, foi desenvolvido um inquérito direcionado ao público, com o objetivo de recolher dados sobre hábitos culturais, consumo de conteúdos em redes sociais e perceções em torno da ópera de câmara. A análise dos resultados reforçou a importância da comunicação digital como ferramenta estratégica na aproximação a novos públicos e na desmistificação da ópera como linguagem artística. Este relatório combina a descrição prática das atividades com uma reflexão crítica, pessoal, sobre os processos de produção e direção de cena no contexto contemporâneo, evidenciando as competências adquiridas. O estágio permitiu consolidar uma compreensão integrada das exigências do setor cultural e reforçou a importância da articulação entre pensamento artístico, gestão eficiente e estratégias de mediação cultural.This report presents and analyzes the curricular internship carried out with Quarteto Contratempus, as part of the Master’s Degree in Performing Arts – specialization in Stage Management and Production at ESMAE – School of Music and Performing Arts, Polytechnic Institute of Porto. The internship took place between October 2023 and Mars 2025 and provided an immersive experience in the field of contemporary opera creation, production, and audience mediation, with a particular focus on multimedia chamber opera. Throughout the internship, the student was fully integrated into the company’s work environment, taking on various responsibilities such as tour coordination, technical production support, costume management, ticketing, and social media communication. The internship also included participation in the planning of upcoming projects such as FIATO – International Opera Festival of Porto, and active involvement in the creative laboratory Contrapartituras – Music on Stage. As part of the analytical component, an audience survey was conducted to gather data on cultural habits, social media usage, and perceptions of chamber opera. The results highlighted the strategic importance of digital communication in engaging new audiences and breaking down preconceived notions of opera as an elitist or distant art form. Combining practical description with critical reflection, this report demonstrates the skills developed throughout the internship. The experience allowed for a deeper understanding of the complexities of cultural production and reinforced the relevance of bridging artistic vision, efficient management, and audience development strategies in the contemporary performing arts sector.porÓpera de câmaraProdução culturalDireção de cenaMediação de públicosComunicação digitalChamber operaCultural productionStage managementAudience mediationDigital communicationRelatório de estágio Quarteto Contratempusmaster thesis203977637