Duarte, MarinaFarinha, Carla SofiaCaeiro, SandraReis, Margarida SantosSimão, JoãoRigueiro, ConstançaGalacho, CristinaCâmara, PatríciaPedro, JoséliaDinis, Maria Alzira PimentaAraújo, Marisa AlmeidaVieira da Silva, Manuela2024-03-262024-03-262022-10Duarte, M., Farinha, C. S., Caeiro, S., Santos-Reis, M., Simão, J., Rigueiro, C., Galacho, C., Câmara, P., Pedro, J., Dinis, M. A. P., Araújo, M. A., & Silva, M. V. da. (2022). Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior. Livro de Atas - 4.a CONFERÊNCIA CAMPUS SUSTENTÁVEL (CCS2022), 93–94.978-972-8415-11-2http://hdl.handle.net/10400.22/25221Reconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidadeporAgenda 2030Objetivos de desenvolvimento sustentávelEnsino e curriculaSustentabilidadeEnsino superiorEducação para o desenvolvimento sustentávelBoas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorconference object