Ribeiro, Carla Patrícia da SilvaCosta, José António Ribeiro daAguiar, Raquel Catarina Oliveira Gomes Torres2025-11-142025-11-1420252025http://hdl.handle.net/10400.22/30902O presente Relatório de Estágio, intitulado "Rumos partilhados: aprender para ensinar, ensinar para aprender", documenta a experiência formativa desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estruturado em torno de quatro eixos - enquadramento teórico, caracterização dos contextos, prática pedagógica e projeto de intervenção - destaca-se a implementação do projeto "Entre Páginas e Passados", centrado na escrita lúdico-expressiva como estratégia para promover aprendizagens significativas em História e Geografia de Portugal numa turma do 5.º ano. A abordagem interdisciplinar potenciou significativamente o envolvimento dos estudantes, facilitou a compreensão dos conteúdos e promoveu uma atitude mais positiva face à aprendizagem cooperativa que, em conjunto com o reforço positivo, se revelaram estratégias fundamentais para o desenvolvimento da autoestima e motivação dos alunos. A prática educativa desenvolvida ao longo da Prática de Ensino Supervisionada foi orientada pelos princípios do currículo nacional e pelos objetivos definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As atividades letivas planificadas procuraram promover aprendizagens significativas, centradas no desenvolvimento de competências essenciais como a autonomia, a comunicação ou o pensamento crítico. A articulação entre conteúdos programáticos e metodologias ativas permitiu alinhar a prática pedagógica com uma visão integradora do ensino, onde o aluno é colocado no centro do processo educativo. Em síntese, este relatório reflete uma prática docente centrada nos alunos, orientada por princípios curriculares e marcada por uma abordagem reflexiva, inclusiva e promotora de aprendizagens significativas.This lnternship Report, entitled "Rumos partilhados, aprender para ensinar, ensinar para aprender", documents the training experience developed as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching 1 st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Structured around four axes - theoretical framework, characterization of the contexts, pedagogical practice and intervention project - it highlights the implementation of the project "Entre Páginas e Passados", focused on creative expressive writing as a strategy to promote significant learning in History and Geography of Portugal in a 5th grade class. The interdisciplinary approach significantly boosted student engagement facilitated understanding of the content and promoted a more positive attitude towards cooperative learning that in addition to a positive reinforcement as fundamental strategies for developing students' self-esteem and motivation. The educational practice developed during the Supervised Teaching Practice was guided by the principies of the national curriculum and the objectives defined in the Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. The planned teaching activities sought to promote meaningful learning, focusing on the development of essential skills such as autonomy, communication and criticai thinking. The articulation between syllabus content and active methodologies made it possible to align teaching practice with an integrative vision of teaching, where the student is placed at the center of the educational process. ln summary, this report reflects a teaching practice centered on the students, guided by curricular principies and marked by a reflective, inclusive approach that promotes meaningful learning.porPrática de ensino supervisionadaAprendizagem significativaAbordagem interdisciplinarAprendizagem cooperativaEscrita lúdico-expressivaSupervised Teaching PracticeMeaningful learninglnterdisciplinary approachCooperative learningcreative expressive writingRumos partilhados: aprender para ensinar, ensinar para aprendermaster thesis