Pinto, Nuno FernandesSaiote, António Manuel CorreiaApolinário, MárioValinho, João Pedro da Gama2025-07-312025-07-312025-07-18http://hdl.handle.net/10400.22/30288O principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Ensino da Música consistiu na introdução de um método de iniciação ao staccato duplo no ensino básico e secundário do clarinete, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento técnico dos alunos e melhor prepará-los para os desafios futuros. Paralelamente, pretendeu-se apresentar e evidenciar a prática pedagógica desenvolvida ao longo do estágio curricular, bem como as experiências vivenciadas e as competências adquiridas nesse contexto. A primeira parte do trabalho corresponde ao Relatório de Estágio, no qual se destacam as componentes de observação e de lecionação. Na segunda parte, é realizada uma revisão bibliográfica de métodos de staccato duplo aplicados ao clarinete e a outros instrumentos de sopro, que serviram de base para a construção da proposta metodológica implementada no projeto de intervenção. Por fim, são apresentados os resultados obtidos com a aplicação do método proposto. Espera-se que este trabalho possa constituir um contributo relevante para o ensino do clarinete, ao disponibilizar uma ferramenta pedagógica que apoie o desenvolvimento técnico dos alunos e a sua preparação para exigências futuras.The main objective of this Master's dissertation in Music Education was to introduce a methodology for the initiation of double staccato in clarinet teaching at the basic and secondary levels, aiming to contribute to students' technical development and better prepare them for future challenges. In parallel, the work also aimed to present and highlight the pedagogical practice developed during the curricular internship, as well as the experiences gained and the skills acquired in that context. The first part of the dissertation corresponds to the Internship Report, which describes the observation and teaching components. In the second part, a literature review of double staccato methods applied to the clarinet and other wind instruments is carried out, serving as the basis for the development of the methodological proposal implemented in the intervention project. Finally, the results obtained from the application of the proposed method are presented. It is hoped that this work may serve as a relevant contribution to clarinet education, by providing a pedagogical tool that supports students’ technical development and better prepares them for future demands.porEnsino da músicaEnsino do clarineteStaccato duploMétodoMusic educationClarinet teachingDouble staccatoMethodO ensino do staccato duplo no ensino básico e secundáriomaster thesis203977670