Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaSilva, José Rui Marques Dias daGeriante, Ana Rita Marques2025-02-262025-02-262024-12-062025-02-26http://hdl.handle.net/10400.22/29716A crescente envolvência da sociedade nos impactos sociais e sustentáveis nas empresas faz com que seja imperativo a implementação de negócios que sejam sensíveis a estas temáticas. Foi este o ponto de partida a partir do qual surgiu a ideia da criação da ORLA com a conceção de um plano de negócios para a indústria têxtil. Assim, o objetivo deste trabalho de projeto é a criação de uma empresa que seja consciente, inclusiva e ética, tanto a nível social como a nível sustentável, com um grande foco na comunidade de pessoas com deficiências visuais. Pelo facto de nos concentrarmos num público-alvo específico, abordamos e apostamos na criação de um website de e-commerce no qual a inclusão e a acessibilidade sejam uma prioridade e uma garantia. Neste, são privilegiadas as descrições auditivas e sinaléticas adaptadas de forma a proporcionar aos consumidores uma experiência agradável, positiva e, acima de tudo, inclusiva. Para podermos fomentar esta ideia, procedemos à revisão de literatura relativa ao empreendedorismo social e sustentável e elaboramos o plano de negócio da empresa, o qual compreende o plano estratégico e de marketing. Para suportar a definição do modelo de negócio foi utilizado o Business Model Canvas.The increasing awareness of society in social and sustainable aspects impacts companies and makes it imperative to implement businesses sensitive to these issues. This was the starting point from which ORLA came about, designing a business plan for the textile industry. The goal of this project is to create a company that is conscious, inclusive and ethical both socially and sustainably, with a strong focus on the visually impaired community. Because we are focusing on a specific target audience, we have approached and invested in creating an e-commerce website in which inclusion and accessibility are a priority and a guarantee. This will prioritise auditory descriptions and adapted signage to provide consumers with a pleasant, positive and, above all, inclusive experience. To promote this idea, we reviewed the literature on social and sustainable entrepreneurship and drew up the company’s business plan, which includes the strategic and marketing plan. The Business Model Canvas was used to support the definition of the business model.porEmpreendedorismoPlano de negócioInclusividadeDeficiência visualORLAEntrepreneurshipBusiness planInclusivityVisual impairmentPlano de negócio como ferramenta de inclusividade: o caso da Orlamaster thesis203896262