Lima, João Paulo Cardoso deSilva, Juarez Bento daAlves, Gustavo R.Rochadel, WilliamSegabinazzi, Marilia2017-03-072017-03-072014http://hdl.handle.net/10400.22/9560Este estudo apresenta a experiência de aplicação do software RExMobile como ferramenta de apoio ao ensino de Física, para alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola municipal da cidade de Araranguá-SC. O aplicativo permite o acesso, através da experimentação remota, a experimentos de física preparados de acordo com a metodologia TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), proporcionando que os alunos tenham acesso a práticas laboratoriais, ainda que a escola não disponha desta infraestrutura física. Além disso, discutem-se as possibilidades e desafios deste tipo de proposta no âmbito do contexto de aplicação do projecto, com vistas a ampliar o debate sobre as novas tecnologias de informação e comunicação como aliadas das práticas educacionais.porExperimentação remotaEnsino de físicaDispositivos móveisEducaçãoImpactos e barreiras na implementação da experimentação remota em escolas públicasconference object