Sousa, Anabela de Barros PintoElias, Helimara Rodrigues2018-01-102018-01-1020172017http://hdl.handle.net/10400.22/10739O foco deste trabalho é a implantação da gestão democrática nas escolas da rede pública no município de Pedras-Maranhão/Brasil, e pretende entender de que forma as relações politico-institucionais interferem na efetiva implantação da gestão democrática, necessária para o devido desenvolvimento dos alunos e da sua comunidade. Pretendemos refletir sobre a gestão democrática nas escolas e o papel do gestor, no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, utilizando os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Utilizámos a metodologia qualitativa através do estudo de caso, ancorada na coleta de dados empíricos com recurso à observação direta e o uso dos instrumentos e inquéritos por questionário e entrevista e; além da pesquisa bibliográfica e análise documental, para responder aos seguintes objetivos: conceituar a gestão democrática escolar; avaliar a importância da prática de gestão democrática e analisar a implantação da gestão da escola municipal. Os resultados que se apresentam contribuem para a percepção de que a gestão escolar das escolas investigadas ainda se encontra carente de clarificação do que seja a gestão democrática em substituição a uma gestão impositiva e centralizadora, que ainda está presente nas referidas escolas. Concluímos que os gestores ainda precisam compreender os processos gestionários democráticos da escola conforme orientação dos documentos legais, e o efeito do seu próprio trabalho sobre a dinâmica dos estabelecimentos de ensino para que seus professores e alunos se familiarizem com concepções de processos de gestão, como membros participantes da escola, de forma efetiva no processo da implantação da gestão democrática, inclusive elegendo seus representantes, conforme orienta o projeto político pedagógico.This work analyzes the implementation of democratic management in public schools in the city of Pedras-Maranhão / Brazil to understand how political-institutional relations interfere in the effective implementation of democratic management, necessary for the proper development of students and their community. We intend to reflect on the democratic management in the schools of the municipal public network and the role of the manager in order to guarantee the participation of the school community in the decisions of pedagogical, financial and administrative scope, using the various instruments that favor this participation. We use the qualitative methodology through the case study anchored in the collection of empirical data and in the bibliographical research, to answer the following objectives: to conceptualize democratic school management; evaluate the importance of the practice of democratic management and analyze the implementation of municipal school management. The results found contribute to the perception that the school management of the schools investigated still lacks clarification of what democratic management is in place of a centralized tax administration that is still present in the schools. We conclude that managers still need to understand the democratic management processes of the school and the effect of their own work on the dynamics of educational institutions so that their teachers and students become familiar with conceptions of management processes, such as members of the school, effective in the process of the implementation of democratic management including electing its representatives as it guides the political pedagogical project.porGestão democráticaEscola municipalLDB nº. 9.394/94Projeto político pedagógicoDemocratic managementMunicipal SchoolPedagogical political projectImplantação da gestão democrática nas escolas da rede municipal de Pedras: um estudo de casomaster thesis201834332