Trigueiro, Maria JoãoSimões-Silva, VítorFaias, JoaquimSouza, Débora Teles Mezer de2022-02-042022-02-042021-12-03http://hdl.handle.net/10400.22/19770Para além da forma convencionais e clássicas de ensino-aprendizagem, é necessária uma alternativa para mediar, facilitar, desenvolver e estimular os estudantes durante o processo de ensino. Dessa forma, os Serious Game aparecem como uma alternativa atual, tecnológica, contextualizada com o avanço dos videojogos, e pode se consolidar como uma das formas de se mediar conteúdos na área da saúde, inclusive nas licenciaturas em Terapia Ocupacional. O objetivo desse estudo é criar um caso de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção através de um SG na plataforma virtual PETHRA. Este estudo pretende o desenvolvimento de um projeto de criação e inserção de conteúdos didáticos sobre um dos tipos de perturbação de desenvolvimento na infância numa plataforma virtual de SG. Como resultado deste projeto, espera-se que o estudante de Terapia Ocupacional tenha, através da utilização do videojogo, a oportunidade de perceber com clareza sobre todos os detalhes do caso estudado. Concluiu-se que o uso de intervenções pedagógicas tradicionais por parte dos docentes, favorece, até certo ponto, a aprendizagem do estudante. Entretanto, formas alternativas, atuais e contextualizadas com o avanço tecnológico, como o SG, pode ser utilizado para a mediação de conteúdos, a fim de facilitar a aprendizagem.porSerious gameEnsino-aprendizagemTerapia ocupacionalPerturbação de hiperatividade e défice de atençãoDesenvolvimento de conteúdos didáticos sobre casos de perturbação do desenvolvimento para "serious game" destinado a estudantes de Terapia Ocupacionalmaster thesis202901530