Araújo, Sara de BarrosMorais, Andreia Filipa Pinto2018-01-092018-01-0920172017http://hdl.handle.net/10400.22/10706A educação em creche e a educação pré-escolar, apesar de se pautarem por referentes distintos, sustentam-se na mesma base: proporcionar oportunidades significativas e amplas à criança, para que explore e se descubra a si, aos outros e ao mundo que a rodeia. O papel do educador deve, portanto, ser de facilitador, desafiador e mediador entre essa vontade de a criança explorar e descobrir, bem como entre os seus interesses e necessidades, uma vez que é um ser competente e ativo no seu processo de aprendizagem. Sustentada numa aproximação à metodologia de investigaçãoação, as competências da mestranda foram-se desenvolvendo em simultâneo com todas as atividades dinamizadas e todos os momentos vivenciados com ambos os grupos das instituições onde foi desenvolvida a prática educativa supervisionada. Integrando uma sala de um ano (valência de creche) e uma sala heterogénea, com idades compreendidas entre os dois e os seis anos (valência de pré-escolar), o presente relatório coloca em evidências as estratégias, as dificuldades e as aprendizagens efetuadas ao longo da sua formação, sem esquecer o apoio direto e/ou indireto de todas as pessoas envolvidas no processo.Kindergarten and pre-school education, despite being led by distinct entities, base themselves on the same principle: to provide each individual child a wide array of meaningful opportunities, so that it can explore and discover itself, others and the world surrounding it. The role of an educator should therefore be of a person who defies, a facilitator and a mediator between that same will to explore and discover, and between its interests and needs, since an educator is a competent and active entity in a child’s learning process. Based in an approach of the research-action methodology, the aptitudes of the master student started developing alongside the proposed activities as well with all the moments lived with both groups of the institutions where the supervised educational practice developed. Integrating a room for one year old children (kindergarten equivalent) and a mixed room, with children’s ages between two and six years old (pre-school equivalent), the following report aims to provide evidence of strategies, difficulties and teachings attained throughout this formative process, bearing in mind the direct and/or indirect support of every person involvedporCriançaAprendizagemEducador de infânciaDesenvolvimento profissionalChildLearningkindergarten teacherprofessional developmentRelatório de estágio em educação pré-escolarmaster thesis201821176