Maia, CristinaMoreira, Ana IsabelXosé, Armas Castro2019-01-032019-01-032016978-84-617-8000-6http://hdl.handle.net/10400.22/12493A comunicação intitulada “A voz dos alunos do Ensino Básico: representações sobre a história de Portugal” pretende apresentar alguns dados já recolhidos no âmbito de um trabalho de investigação mais amplo e que tem como objetivo principal identificar, analisar e interpretar as representações de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre História de Portugal. Deste mais abrangente estudo interpretativo, apresentamos uma parte particular, neste caso, a análise dos dados coligidos através de uma técnica de recolha de dados qualitativa, a entrevista, junto de alunos que no anterior ano letivo de 2014/15 frequentaram o 6.º ano de escolaridade em seis instituições públicas ou privadas do distrito do Porto, em Portugal. As respostas dos alunos traduziram-se em conceções por si construídas, muitas vezes influenciadas pelos discursos sociais, pelas tradições escolares ou pelas políticas educativas adotadas, sobre a história como saber com especificidades próprias de área científica, como área disciplinar estudada na sala de aula e presente no quotidiano dos sujeitos e sobre acontecimentos e personalidades que compõem a História de Portugal.porEnsino BásicoEducação históricaRepresentações dos alunosHistória de PortugalA voz dos estudantes do Ensino Básico: representações sobre a História de Portugaljournal article