Ferreira, Marisa RorizOliveira, Oscar António Maia deFlor, Alexandra Catarina da Silva2024-01-1820232023http://hdl.handle.net/10400.22/24520O envelhecimento ativo preocupa-se com a promoção de estilos de vida mais saudáveis e, consequentemente, um envelhecer com mais qualidade. Porém, este envelhecer com qualidade possui lacunas em relação à literacia digital, fruto das evoluções tecnológicas e às quais grande parte da população mais velha não acompanhou. O Projeto Capacid@de Digital pretende capacitar a população mais velha para as competências digitais. Assim, o grande objetivo desta dissertação é perceber o impacto que o mesmo tem no envelhecimento ativo da população com menos conhecimentos digitais e de que forma é que a aquisição destas competências digitais contribui para o envelhecimento ativo. De forma a apurar este impacto realizou-se inquéritos, entrevistas e grupos focais com uma amostra de 20 participantes, com idades compreendidas entre os 60 e 90 anos idade, sendo 14 do sexo feminino e 6 do sexo masculino residente em duas freguesias de Baião. Com base no presente estudo podemos considerar que as ações de capacitação permitiram aos participantes adquirir conhecimento na área das TIC. Deste modo contribui para um envelhecimento mais ativo, permitindo, por um lado, a construção de relação entre os participantes e, por outro lado, a maior inclusão social e digital.Active ageing is about promoting healthier lifestyles and, consequently, better quality ageing. However, this quality of ageing has shortcomings in terms of digital literacy, which is the result of technological evolution and which a large part of the older population has not kept up with. The project “Capacid@de Digital” aims to empower the older population with digital skills. Therefore, the main objective of this thesis is to understand the impact it has on the active ageing of the population with less digital knowledge and how the acquisition of these digital skills contributes to active ageing. In order to determine this impact, surveys, interviews and focus groups were carried out with a sample of 20 participants, aged between 60 and 90, 14 female and 6 male, living in two parishes in Baião. Based on this study, we can consider that the empowerment activities enabled participants to acquire knowledge in the area of ICT. This contributes to more active ageing, on one hand by building relationships between the participants and, on the other, greater social and digital inclusion.porAlfabetização DigitalEnvelhecimento ativoLiteracia DigitalCapacitação DigitalAprendizagem ao Longo da Vida como pilar fundamental no Envelhecimento Ativo – uma abordagem à Literacia Digitalmaster thesis203470800