Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoPinto, Carina Marisa da Silva2017-11-242017-11-242017http://hdl.handle.net/10400.22/10540As linhas aéreas são um tema em constante central e tido em conta desde a existência do primeiro sistema elétrico, como forma de transportar e distribuir a energia desde os centros de produção até ao seu consumidor final. Estes ativos encontram-se em constante evolução, contando com novos condutores, em estudo no mercado de distribuição de energia, sendo que o mais atual se denomina por Aluminum Conductor Composite Core, o cabo ACCC. Esta dissertação teve como base o estudo do cálculo elétrico e mecânico de dois cabos aéreos, considerando o mesmo material condutor, o alumínio. Por um lado, o estudo da linha com um cabo convencional, por outro lado, é testada uma nova realidade de cabos, os cabos de alta temperatura (ACCC). O estudo efetua comparação entre os dois cabos, com objetivo de avaliar a inclusão do novo cabo ACCC, nas redes de elétricas, tendo em conta fatores técnicos e económicos, apresentando vantagens e desvantagens na sua utilização. Dentro desta nova realidade, esta dissertação pretende dar mais enfâse ao ACCC, atualmente utilizado apenas em situações esporádicas e diminutas de uprating, tendo como base o Regulamento de Segurança de Linhas Aéreas de Alta Tensão. O cabo ACCC distingue-se, essencialmente, pela sua diminuição de perdas, bem como a redução da sua flecha máxima e diminuição dos condutores, para a mesma potência a considerar, tornando esta, uma possível escolha a curto prazo para as linhas aéreas de Alta tensão em Portugal.Electric airlines are a constant central topic and taken into account since the existence of the first electric system, as a way to transport and distribute the energy, from the production centers to the final consumer. These assets are constantly evolving, with new drivers being studied in the energy distribution market, the most recent of which is known as the Aluminum Conductor Composite Core, the ACCC cable. This dissertation was based on the study of the electrical and mechanical calculation, of two aerial cables, considering the same conductive material, aluminum. On the one hand, the study of the line with a conventional cable, on the other hand, is tested a new reality of cables, the high temperature cables (ACCC). The study compares the two cables with the purpose of evaluating the inclusion of the new ACCC cable in electrical networks, taking into account technical and economic factors, presenting advantages and disadvantages of this. Considering this new reality, this dissertation intends to give more emphasis to the ACCC, currently used only in sporadic situations and miniature uprating, based on the High Voltage Airline Safety Regulation. The ACCC cable is essentially distinguished by the reduction of losses, as well as the reduction of the maximum arrow and decrease of the conductors, for the same power to be considered, making it a possible, as a short-term choice, for overhead high voltage lines in Portugal.porLinhas AéreasAlta TensãoCabo ConvencionalCabo de Alta TemperaturaFlechaCatenáriaAir LinesHigh VoltageConventional CableHigh Temperature CableArrowCatenaryViabilidade Técnica e Económica dos Cabos de Alta Temperatura num Projeto de Linhas de Alta Tensãomaster thesis201746948