Viegas, Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira2024-06-272024-06-272021Viegas, M. C. N.C.S.M. (2021, Maio 6-7). Aulas teóricas online: como potenciar estes espaços? [Resumo]. Livro de resumos do Fórum Interno 21: Desafios do "novo normal", Politécnico do Porto, Porto, Portugalhttp://hdl.handle.net/10400.22/25710Pelo seu elevado número de alunos, estas aulas têm sido um dos espaços letivos mais “sacrificados” neste período de confinamento. Por outro lado, tratando-se de aulas em que tradicionalmente o professor é que tem o papel predominante, são logisticamente mais fáceis de dar à distância. No entanto, é conhecido o declínio na atenção quando estamos simplesmente a ouvir alguém. Muitos docentes já incorporavam momentos diferentes nas suas aulas para envolver a audiência em desafios e pequenas discussões. De forma a tentar manter as aulas teóricas um espaço de aprendizagem produtiva para os alunos, foi implementado o regime de aula invertida, em que os alunos têm de se preparar para a aula antes, e não apenas estudá-la à posteriori. Para isso são preparadas as narrações das aulas (em formato de pequenos vídeos) que são disponibilizadas aos alunos antes da aula ocorrer online. No início de cada aula, os alunos expõem as suas dúvidas ou reflexões. O professor, usando esse feedback, chama a atenção dos conceitos fundamentais, especialmente aqueles em que foram expressas dúvidas e dá exemplos e aplicações. O espaço online pode assim ser dedicado à partilha de ideias e discussões que possam potenciar a aprendizagem ativa. É solicitada a participação de todos os alunos mediante questões colocadas em plataformas de resposta rápida (Polleve). Além dos alunos fazerem autoavaliação, o professor apercebe-se do progresso da aula, o que nesta modalidade de aulas online pode ser uma ajuda preciosa. Assim, no decorrer do terceiro semestre de aulas teóricas online, este trabalho pretende ser uma reflexão sobre as mais valias desta implementação, vista por professores e alunos.porAula invertidaAulas onlineAprendizagem ativaAulas teóricas online: como potenciar estes espaços?conference object