Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasSá, Hugo Figueiredo2022-09-082022-09-0820222022http://hdl.handle.net/10400.22/20847O presente relatório de estágio incide sobre o processo de formação realizado pelo mestrando no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa abordar as competências e aprendizagens adquiridas, mobilizando os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos para o desenvolvimento da ação educativa, assim como os documentos normativos para que o futuro docente adote uma postura crítica e aberta a mudança, tendo consciência que a sua identidade profissional será alvo de constantes alterações. Tomando em consideração a necessidade de promover uma ação intencional com significado para a criança, baseada numa prática inclusiva e equitativa, em que a criança assume um papel ativo e fundamental na construção do seu conhecimento e o docente assume um papel de mediador do processo de aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se num ciclo dinâmico e em espiral dos processos de observação, a ação, planificação e reflexão que constituem a metodologia de investigação-ação contribuindo para uma ação inovadora, reflexiva e com sentido para todos os intervenientes. Também, ao longo deste documento fica retratada a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas, diferenciadoras e criativas, capazes de construir e desenvolver as competências holísticas das crianças e de fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional do docente de perfil duplo na continuidade educativa entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico .This internship report focuses on the training process carried out by the master student within the framework of Supervised Educational Practice in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document aims to address the skills and learning acquired, mobilizing the scientific, pedagogical and didactic knowledge for the development of educational action, as well as the normative documents so that the future teacher adopts a critical and open attitude to change, being aware that their professional identity will be subject to constant changes. Taking into account the need to promote an intentional action with meaning for the child, based on an inclusive and equitable practice, in which the child assumes an active and fundamental role in the construction of their knowledge and the teacher assumes the role of mediator in the learning process and children's development. The educational actions developed were based on a dynamic and spiral cycle of observation, action, planning and reflection processes that constitute the action research methodology, contributing to an innovative, reflective and meaningful action for all those involved. Also, throughout this document, the importance of collaborative and cooperative work between dyad, cooperating teachers, children and institutional supervisors is portrayed, allowing the development of contextualized, differentiating and creative educational practices, capable of building and developing holistic skills of children and fostering the personal and professional development of the dual-profile teacher in the educational continuity between pre-school education and the 1st Cycle of Basic Education.porPrática de ensino supervisionadaIdentidade docenteCriançaTrabalho colaborativo e cooperativo e desenvolvimento pessoal e profissionalSupervised teaching practiceProfessional identityChildCollaborative and cooperative work and personal and professional developmentRelatório de Estágio de Hugo Figueiredo Sámaster thesis203286979