Mendes, IvaneideFreitas, Eduarda Daniela Teixeira2023-06-022023-06-0220222022http://hdl.handle.net/10400.22/23064É no campo da educação de adultos, designadamente na perspetiva de uma educação permanente e de uma aprendizagem ao longo da vida, que o trabalho aqui apresentado incidiu. O presente relatório visa dar a conhecer a origem e o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social realizado no Centro Qualifica de Vizela, intitulado por: “Há histórias que precisam de ser contadas”, cuja finalidade foi contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adultos que frequentam este centro. Todo o projeto desenvolvido prendeu-se com a envolvência dos adultos em demostrar e desenvolver a sua história de vida, refletir sobre o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ou a sua participação em Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de partilhar esta experiência com a Comunidade. Pretendeu, de igual modo, valorizar as trajetórias de vida dos adultos, envolver a Comunidade local na valorização dos processos RVCC e elaborar um Plano Pessoal individualizado após a conclusão do processo de RVCC, consoante as necessidades e perspetivas de cada um. Tendo por base os princípios orientadores da Metodologia de Investigação-Ação-Participativa, da Educação Social e da Educação de Adultos, partindo das potencialidades dos adultos e considerando as necessidades institucionais e da comunidade, visou responder as necessidades das pessoas, desenvolvendo práticas orientadas para um processo de desenvolvimento dos sujeitos ao nível educativo e de participação social, através de ações significativas, investindo na consequente transformação quer dos participantes, quer da comunidade.It is in the field of adult education, namely from the perspective of permanent education and lifelong learning, that the work presented here is focused on. This report aims to present the origin and development of an Education and Social Intervention project carried out at the Qualifica Center in Vizela, entitled: “There are stories that need to be told”, whose purpose was to contribute to personal, social, and professional development. of the adults who attend this center. The entire project developed was concerned with the involvement of adults in demonstrating and developing their life story, reflecting on their process of Recognition, Validation, and Certification of Competencies (RVCC) or their participation in Adult Education and Training Courses (EFA) and sharing this experience with the Community. It is also intended to enhance the life trajectories of adults, involve the local community in the enhancement of the RVCC processes, and prepare an individualized Personal Plan after the completion of the RVCC process, according to the needs and perspectives of each one. Based on the guiding principles of the Research-Action-Participatory Methodology, Social Education and Adult Education, starting from the potential of adults and considering institutional and community needs, it aimed to respond to people's needs, developing practices oriented towards a process of development of subjects at the educational level and social participation, through significant actions, investing in the consequent transformation of both the participants and the community.porEducação de adultosProcessos de RVCCHistórias de vidaPlano de desenvolvimento pessoalInvestigação-ação participativaAdult EducationRVCC processesLife storiesPersonal development planParticipatory action researchHá Histórias que precisam de ser contadas - Projeto de Intervenção num Centro de Reconhecimento de Competênciasmaster thesis203412109