Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daAguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraFernandes, Maria João Correia2016-12-132016-12-132015-11-24http://hdl.handle.net/10400.22/8785A presente investigação pretende estudar de que forma as novas técnicas e recursos para piano, usadas por compositores do século XX e XXI, podem influenciar o trabalho do intérprete, quais as dificuldades por elas criadas e a forma como podem alterar a preparação do pianista. O projeto está organizado em duas componentes, uma teórica e uma empírica. A primeira está dividida em duas partes e começa com um enquadramento histórico sobre a música para piano desde o início do século XX até aos nossos dias, focando a análise nos compositores mais relevantes para a implementação e desenvolvimento das novas técnicas e recursos pianísticos. Este enquadramento é acompanhado por uma revisão crítica da literatura relevante sobre alguns dos recursos mais importantes da técnica instrumental pianística. Na segunda parte é estabelecida uma ligação direta com a componente empírica do projeto. A partir da prática, são analisadas as obras que foram interpretadas ao piano nos recitais realizados no primeiro e segundo ano do mestrado (nas unidades curriculares de Instrumento e Projeto Artístico), bem como as técnicas estendidas nelas inseridas. Nestes recitais (componente empírica), são interpretadas obras de alguns dos compositores basilares na introdução e desenvolvimento de novos recursos na prática pianística, tais como Henry Cowell, John Cage, George Crumb e Helmut Lachenmann.This research aims to study in what way the new technics and resources for the piano, used by 20th and 21st century composers, influence the music interpreters, what are the difficulties they create and how they can alter the pianist’s preparation. This project is organized into two components: a theoretical one and an empirical one. The first component is divided in two parts and it starts with an historical framework about music for the piano from the 20th century until the present days. This framework focuses on the analysis of the composers that more thoroughly implemented and developed new piano technics and resources. It is accompanied by a critical review of relevant literature about the most important resources of the the pianistic instrumental technic. The second part establishes a direct connection to the empirical component of the project. Based on the practice, the pieces that were played on the first and second year of the masters’ degree (in the courses of “Instrument” and “Artistic Project”), are analyzed, as well as the extended technics therein. In these recitals (empirical component) are played musical pieces from some of the composers that introduced and developed new resources in the piano practice, such as: Henry Cowell, John Cage, George Crumb and Helmut Lachenmann.porPerformance de pianoMúsica contemporânea para piano de Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut LachenmannTécnicas estendidasCompositores dos séculos XX e XXIPiano performanceContemporary piano music by Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut LachenmannExtended technics20th and 21st century composersA interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursosmaster thesis201339366