Correia, FátimaMartins, TeresaAzevedo, SílviaDelgado, Paulo2015-07-022016-01-0120142316-3828http://hdl.handle.net/10400.22/6384A Educação Social surge, em Portugal, devido sobretudo à exigência dos sistemas de proteção social. Enquanto profissão, a Educação Social realiza-se no âmbito das ciências da educação, enquadrada pela Pedagogia Social. A Educação Social desenvolve-se pela diversidade de categorias profissionais e de perfis de competências e áreas disciplinares. O reconhecimento da identidade profissional dos educadores sociais portugueses depende, ainda, da polivalência dos contextos de trabalho e populações com os quais interage. A sua identidade profissional deve evidenciar o compromisso educativo do seu trabalho social, que supera lógicas de ação assistencialistas e se centra em lógicas de desenvolvimento e capacitação dos sujeitos. Neste artigo, é dado destaque à Pedagogia Social, enquanto saber matricial de referência dos educadores sociais. A Pedagogia Social constitui-se como a ciência da Educação Social, conferindo-lhe a própria especificidade da profissão. Por outro lado, o exercício profissional da Educação Social requer dos seus profissionais uma formação rigorosa, inicial e contínua, de forma a incorporar novos saberes e posturas para se adaptar a novos desafios e realidades. A educação social deve ser capaz de acompanhar as políticas sociais, participando permanentemente na negociação do contrato social. Partindo destes pressupostos, é dado a conhecer alguns desafios que se colocam à Educação Social em Portugal.La Educación Social emerge en Portugal, debido sobre todo a la exigencia de los sistemas de protección social. Como profesión, la Educación Social se realiza en el ámbito de las ciencias de la educación, encuadrada por la Pedagogía Social. La Pedagogía Social se desarrolla por la diversidad de categorías profesionales y de los perfiles de las competencias y áreas disciplinarias. El reconocimiento de la identidad profesional de los educadores sociales portugueses depende, aun, de la polivalencia de los contextos del trabajo y poblaciones con los cuales interactúan. Su identidade profesional de poner en evidencia el compromisso educativo de su trabajo social, que supera la lógica de la acción asistencialista y se centra en la lógica del desarrollo y capacitación de los sujetos. En este artículo es destacada la Pedagogía Social, como un saber que es referencia para los educadores sociales. La Pedagogía Social se constituye como la ciencia de la Educación Social dotándolo la propia especificidade de la profesión. Además, el ejercicio profesional de la Educación Social requiere de sus profesionales una formación precisa, inicial y continua, para incorporar nuevos saberes y posturas para que se adecuen a los nuevos retos de la contemporaneidad. La educación social tiene que ser capaz de seguir las políticas sociales, participando permanentemente en la negociación del contrato social. A partir de estos presupuestos, se puede conocer algunos retos que se pongan a la Educación Social en Portugal.The Social Education comes in Portugal, mainly due to the requirement of social protection systems. As a profession, the Social Education takes place in the context of science education, framed by the Social Pedagogy. The Social Education develops the diversity of professional categories and skills and disciplines profiles. The recognition of professional identity of the Portuguese social workers also depends on the versatility of work contexts and populations with which it interacts. Their professional identity should highlight the educational commitment of its social work, which surpasses logic welfare action and focuses on logical development and training subjects. In this article, emphasis is given to the Social Pedagogy, while knowing reference matrix of social educators. The Social Pedagogy was established as the science of Social Education, giving it the very specificity of the profession. On the other hand, the professional practice of Social Education requires its professionals a rigorous initial and ongoing training in order to incorporate new knowledge and attitudes to adapt to new challenges and realities. The social education should be able to monitor social policies, constantly participating in the negotiation of the social contract. Under these assumptions, is made known some challenges facing the Social Education in Portugal.porEducação SocialPedagogia SocialIdentidade ProfissionalPortugalDesafios ProfissionaisEducación SocialPedagogía SocialLa identidad ProfesionalRetos ProfesionalesSocial EducationSocial PedagogyProfessional IdentityProfessional ChallengesA educação social em Portugal: novos desafios para a identidade profissionalpreprint10.17564/2316-3828.2014v3n1p113-124