Silva, Pedro Alexandre Sousa eVarela Díaz, Xurxo Lois2017-01-102017-01-102016-11-14http://hdl.handle.net/10400.22/9185Este trabalho tenciona dotar aos intérpretes de viola da gamba de um método práctico para poderem afinar correctamente com os instrumentos de tecla e harpas cromáticas, afinados em diferentes temperamentos históricos. Com ele proponho uma viagem pela história dos temperamentos e como estes podem ser adaptados à viola da gamba, quais são os diferentes métodos para afinar uma viola em diferentes circunstâncias e quais os diferentes processos de afinação. Aprofundo num método de própria criação baseado em procurar o maior número de notas acordadas em comum com os instrumentos de tecla e harpas cromáticas, chamado re-temperamento. Para tal trabalho recorro a referentes históricos e procuro também os contributos actuais que me permitam dar uma base estável ao trabalho apresentado, assim como as experiências doutros violagambistas neste aspecto. Proporciono, assim mesmo, uma série de tabelas com medições para demonstrar quais são as vantagens e desvantagens deste método segundo cada um dos temperamentos aplicados na viola; um grupo de inquéritos feitos a diferentes músicos e melómanos, com o fim de submeter o meu trabalho ao seu juízo. Finalmente apresento em anexo com este trabalho toda a documentação multimédia acumulada no processo de elaboração desta tese e uma gravação do meu recital de segundo ano, onde pus em práctica o retemperamento em relação ao temperamento Werckmeister III do cravo.The aim of this study is to provide performers on viola da gamba with a practical method for correct intonation when playing with keyboard instruments and cross-strung harps tuned in different historical temperaments. I here propose a journey through the history of temperaments and how these can be adapted to the viol, what are the different methods for tuning the viol under different circumstances and the processes involved in doing so. I developed an in-depth method, called re-temperament, aimed at obtaining the maximum amount of notes correctly tuned with their counterparts on keyboard instruments and cross-strung harps. For this I resorted to historical references and contemporary contributions (which have allowed me to obtain solid support for my study), and to the experience of other viol players in this field. I supply tables containing measurements showing the advantages and disadvantages of this method when applied to the use on the viol of the temperaments selected for this study. I also present the results of questionnaires given to musicians and music lovers to whose judgment I had submitted the musical results my work. I also attach all multimedia documentation obtained throughout the course of this study and a recording of my Master’s recital where I put re-temperament into practice as applied to Werckmeister III temperament on the harpsichord.porViola da gambaGambistaViolistaTemperamentoRe-temperamentoTrastesCordas soltasViolGamba playerViol playerTemperamentRe-temperamentFretsOpen-stringsA viola da gamba e os temperamentos históricos: para um método de afinar a viola da gambamaster thesis201540347