Couto, AngelaVale, Isabel2014-05-232014-05-232012Couto, A. & Vale, I. (2012). O conhecimento geométrico de futuros professores do ensino básico: Uma breve caracterização. In APM (Ed.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 207-219). Lisboa: APM, ISBN: 978-972-8768-53-9.978-972-8768-53-9http://hdl.handle.net/10400.22/4368Este texto tem por base uma investigação, ainda em curso, cujo principal objetivo é identificar e compreender quais as principais dificuldades de futuros professores de matemática do ensino básico, ao nível dos seus conhecimentos em Geometria, no contexto da unidade curricular de Geometria durante a sua licenciatura. Optou-se por uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, sendo a recolha de dados feita através de observações, entrevistas, realização de um conjunto diversificado de tarefas, de um teste diagnóstico e outros documentos. A presente comunicação debruça-se no Teste efetuado aos futuros professores no início da unidade curricular. A análise preliminar dos dados aponta para um fraco desempenho dos futuros professores nas questões do Teste que abordam conhecimentos elementares de Geometria.porconhecimento geométricoformação inicial de professoresconceitos elementares em GeometriaO conhecimento geométrico de futuros professores do ensino básico: Uma breve caracterizaçãoconference object