Lima, NatérciaViegas, ClaraZannin, MarceloMarques, ArcelinaAlves, Gustavo R.Felgueiras, CarlosCosta, RicardoFidalgo, AndréSilva, Juarez B. daPozzo, MariaDobboletta, ElsaGustavsson, IngvarGarcia-Peñalvo, Francisco2018-01-172018-01-172017http://hdl.handle.net/10400.22/10805O objetivo a longo prazo da educação em engenharia é formar profissionais capazes de dar resposta aos problemas e necessidades da sociedade. Nesta formação, a componente prática não pode ser descurada e nas últimas décadas a utilização de laboratórios remotos e de simulações tem-se generalizado, sendo um complemento ou alternativa aos laboratórios tradicionais. Este trabalho, no âmbito do Projeto VISIR+, apresenta os primeiros resultados de uma implementação didática levada a um cabo numa disciplina de matemática numa universidade brasileira. Nesta implementação foram usados em simultâneo o laboratório remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), simulação e cálculo em cerca de 20% do conteúdo da disciplina. Os resultados obtidos, apontam que o uso de vários recursos pode de facto contribuir para um melhor desempenho dos estudantes, impulsionando o desenvolvimento de competências.porLaboratórios RemotosVISIREstratégias de Ensino e AprendizagemEducação em EngenhariaProjeto VISIR+ Contextualização da Matemática em Engenhariaconference object