Ribeiro, Carla Patricia2018-04-122018-04-122017http://hdl.handle.net/10400.22/11324Comunicação apresentada no XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, realizado de 18 a 21 de Julho de 2017, na Universidade Católica do Porto, Porto, organização conjunta do Centro de Estudo de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Grupo de Investigação “Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Asociacíon de Historia Atual da Universidade de Cádiz e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de CoimbraEsta comunicação explora as ligações entre Turismo e Nacionalismo, assumindo o primeiro como parte integrante de uma política de (re)construção identitária empreendida pelo Estado Novo português, através do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN). Desde finais do século XIX e inícios do século XX que o turismo se tornou, entre nós, assunto de vivo interesse e aceso debate. Em particular, desde cedo que a necessidade de um comando superior e único, que caberia ao Estado, se impunha. Após a implantação da República, o setor foi nacionalizado mas só em 1939 se providenciou a passagem das competências em matéria de turismo para o SPN, organismo sob a dependência direta da Presidência do Conselho. Sob esta tutela, o setor do turismo tornou-se parte integrante da campanha de reaportuguesamento de Portugal então empreendida, arma de propaganda político-ideológica, instrumento privilegiado para o reconhecimento internacional do regime e estratégia de inclusão dos cidadãos nos ideais e princípios do regime. Considerava-se que Portugal, país de turismo, deveria apresentar um modelo turístico de acordo com a singularidade nacional. Para tal, mobilizou-se o demótico, encarado como o substrato sobre o qual repousava a identidade nacional. Desta forma, os costumes e as tradições populares, envolvidos numa estética de raiz modernista, permitiram o congelamento e a recriação de uma nação simples, harmónica, solidária, de tradições imutáveis.porTurismoEstado NovoDemóticoSecretariado de Propaganda NacionalTurismo no Estado Novo português: o papel do demótico e do Secretariado de Propaganda Nacionalconference object