Costa, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaVieira, Luísa Santos PaisCosta, Mariana Neves da2021-10-262021-10-2620212021http://hdl.handle.net/10400.22/18781Este relatório está organizado em três grandes capítulos, sendo inicialmente apresentada uma contextualização do polo de Estágio e as respetivas turmas da Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, será dado a conhecer e demonstrado todo o percurso durante o Estágio, tendo em conta os obstáculos superados, reflexões e análises sobre o mesmo. Por último, é apresentado o projeto de investigação que está relacionado com a disciplina de Iniciação Musical e quais os benefícios que esta disciplina pode vir a oferecer à disciplina de Formação Musical. Ao observar a disciplina de Iniciação Musical podemos afirmar que esta como o próprio nome indica, trata-se da iniciação para a disciplina de Formação Musical. Neste trabalho tenta-se estabelecer e entender a relação entre estas 2 disciplinas e quais as vantagens ou desvantagens que a Iniciação pode ter perante a Formação Musical. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram questionários a Professores de Formação Musical e Iniciação Musical e, também a alunos que frequentam no presente ano letivo o 3.º e 6.º grau. Para ser possível estabelecer uma conclusão, serão relacionadas estas metodologias.This report is organized in three major chapters, being initially presented a contextualization of where the internship took place and the Supervised Teaching Practice classes. In the second chapter, it is showed all the route of the internship, considering the overcome obstacles, the reflections, and the analysis of the total experience. At last, is presented the investigation project which is related with the Musical Initiation discipline, and which benefits this discipline can offer to Music Theory. By observing the Initiation Discipline, it is possible to affirm that, as the name implies, this is the initiation to Music Theory discipline. The purpose of this paper is to try establishing and understand the relationship between these two disciplines and which advantages and disadvantages may Musical Initiation have towards Music Theory. The methodology used for the development of this thesis were questionaries made for Musical Initiation and Music Theory teachers and for students that were in the present school year attending to the 3º and 6º music level. For establishing a conclusion, these methodologies will be connected and explored.porPrática de ensino supervisionadaFormação musicalIniciação musicalAprendizagens essenciaisSupervised teaching practiceMusic theoryMusical initiationDa iniciação musical para a formação musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciadormaster thesis202806502