Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesRibeiro, Leandro Gonçalves2018-09-052018-09-052018-07-26http://hdl.handle.net/10400.22/11897“Correspondência – Projeto Artístico de J.D.” assume-se como uma performance teatral sustentada por uma dramaturgia construída a partir da troca de correspondência entre a comunidade vareira e Leandro Ribeiro, escudado no anonimato de Joaquim Guilherme Gomes Coelho (pseudónimo Júlio Dinis) e seu heterónimo Diana de Aveleda. O resultado desta investigação culmina numa visita guiada ao “Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense”, onde o escritor viveu durante o verão de 1863 e escreveu o que viria a ser “As pupilas do Senhor Reitor”. Não se tratando de uma representação histórica, o projeto cruza a correspondência atual e antiga através de temas de identidade do lugar (a cidade de Ovar e suas gentes) e o estado da Arte. Trata-se de um exercício de aproximação entre o espectador e o ator, fraturando a fronteira que os separa. Permite uma profunda reflexão artística sobre os conceitos de privado e público; alterando as convenções espaciais de plateia e palco, por se passar num lugar não convencional: casa-museu. A performance transparece este interesse pela inspiração do lugar e sua memória, respeitando a arquitetura e o mobiliário do museu, mas subvertendo algumas das suas funções, potencializando, assim, a ficção.“Correspondência – Projeto Artístico de J.D.” assumes itself as a theatrical performance sustained by a dramaturgy built from the exchange of correspondence between the community of the town of Ovar and Leandro Ribeiro, protected in the anonymity of Joaquim Guilherme Gomes Coelho (Júlio Dinis pseudonym) and his heteronym Diana de Aveleda. The result of this research culminates in a guided tour of the “Museu Júlio Dinis - Uma Casa Ovarense”, where the writer lived during the summer of 1863, and wrote what would become "As pupilas do senhor Reitor". Not being an historical representation, the project crosses the current and old correspondence through themes of identity of the place (the city of Ovar and its people) and the state of the Art. It is an exercise that unites the spectator and the actor, breaking the border that separates them. It allows a deep artistic reflection on the concepts of private and public; altering the spatial conventions of audience and stage, by taking place in an unconventional theatre site: Museum House. The performance reflects this interest by the inspiration of the place and its memory, respecting the architecture and furniture of the museum, but subverting some of its functions, thus enhancing fiction.porCasa-museuCartaEspectador-atorIdentidadeMemóriaProximidadePúblico-privadoMuseum houseLetterSpectator-actorIdentityMemoryNearnessPublic-privateCorrespondência - Projeto Artístico de J.D.master thesis201963051