Carvalho, Milena Carla Lima deMartins, Susana Alexandra da CostaGonçalves, Domingos Costa2025-02-062025-02-062024-11-262025-02-06http://hdl.handle.net/10400.22/29383A Comunicação digital, alavancada pela utilização das plataformas digitais como as redes sociais, tenho vindo a desempenhar um papel preponderante nas relações entre clubes e os seus respetivos adeptos. O presente estudo, apoiado em revisão da literatura e conduzido por meio de uma análise quantitativa (questionário), pretende perceber em que situações distintas a comunicação digital praticada pelos três maiores clubes futebolísticos portugueses – Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, consegue influenciar os seus simpatizantes e adeptos nas suas decisões, tanto em compra de merchandsing, aquisição de bilhetes para eventos, ou simplesmente uma maior aproximação emocional ao mesmo. O enquadramento teórico foca temas como a comunicação, o marketing de conteúdo e o papel da comunicação digital nas organizações, centrando-se, posteriormente, no universo futebolístico. A análise quantitativa tem por base os dados recolhidos por via de um questionário, destinado a sócios, adeptos e simpatizantes dos clubes mencionados acima. Com base na investigação desenvolvida estabelece-se a ligação entre o enquadramento teórico e os resultados do estudo empírico e comprova-se que a comunicação digital, através das suas ferramentas digitais, nomeadamente as redes sociais, consegue intensificar o laço emocional entre os clubes de futebol e os seus adeptos, principalmente entre os adeptos reconhecidos como mais jovens. Esta ligação emocional intensificada pela comunicação social pode, eventualmente, estimular um maior interesse no que consta a transações que beneficiam o clube, como aquisição de merchandising e bilheteira.Digital Communication, leveraged by the use of digital platforms such as social media, has been playing a prominent role in the relationships between clubs and their respective fans. This study, supported by a literature review of the most renowned authors and conducted through a quantitative analysis (a questionnaire), aims to understand in what distinct situations the digital communication practiced by football clubs, specifically the three largest Portuguese clubs: Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, and Sport Lisboa e Benfica, can influence their supporters and fans in their decisions, whether in the purchase of merchandising, acquiring tickets for events such as football games, or simply fostering a greater emotional connection. The theoretical framework is centered on topics such as communication, content marketing and the role of digital communication in organizations, subsequently focusing on the football universe. The quantitative analysis is based on data collected through a questionnaire, aimed at members, fans and supporters of the clubs mentioned above. Based on the research developed, the connection between the theoretical framework and the results of the empirical study is established and it is proven that digital communication, through its digital tools, namely social networks, can intensify the emotional bond between football clubs and its fans.porComunicação digitalClubes de futebolRedes sociaisDigital communicationFootball clubsSocial mediaA comunicação digital e o futebol: o caso do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benficamaster thesis203802020