Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaCorreia, PedroSousa, Ana Patrícia Carvalho de2025-09-012025-09-012025-07-16http://hdl.handle.net/10400.22/30329O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserido no currículo do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é apresentada uma descrição do Conservatório Vale do Sousa, das disciplinas de Guitarra e Música de Conjunto, bem como do corpo docente. O segundo capítulo consiste na descrição e reflexão do trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo desenvolve-se o projeto de investigação deste relatório de estágio, refletindo sobre a importância em tocar em conjunto para os guitarristas nos conservatórios.This report was produced as part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, integrated into the curriculum of the Master in Music Teaching of the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. In the first chapter, a description of the Conservatório do Vale de Sousa, the Guitar and Ensemble disciplines, as well as the teaching staff is presented. The second chapter consists of the description and reflection on the work developed in the supervised teaching practice. In the third chapter, the research project of this internship report is developed, reflecting on the importance of playing in an ensemble for guitarists in conservatories.porEnsino da músicaGuitarra clássicaPrática de ensino supervisionadaMúsica em conjuntoEnsino artísticoMusic teachingClassical guitarSupervised teaching practiceEnsemble musicArtistic educationA importância de tocar em conjunto para os guitarristas no ensino especializado – benefícios no ensino artísticomaster thesis203979842