Resende, Eugénio Manuel de AmorimAlmeida, SaraPais, MiguelCosta, Catarina Melo2025-01-302025-01-302024-12-18http://hdl.handle.net/10400.22/29340A música apareceu com o objetivo de ser ouvida e comunicada através de sons. Desta forma, faz sentido que seja lecionada sob um ponto de vista prático de prática auditiva através da promoção da escuta ativa. Neste relatório, que retrata a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, variante ATC, apresento a minha experiência ao longo deste ano letivo, nas disciplinas de Análise e Técnicas de Composição e Orquestra de Cordas na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, nas quais procurei desenvolver atividades didáticas que estimulassem a aquisição de competências através da escuta ativa.Music was created with the goal of being heard and passed on through sound. Knowing this, it makes sense that its teaching has a practical base of ear training through active listening. In this report, which portrays the Supervised Teaching Practice within the scope of the Master's in Music Teaching, ATC variant, I present my experience throughout this academic year, in the subjects of Analysis and Composition Techniques and String Orchestra at the Academia de Música de Oliveira de Azeméis, in which I sought to develop teaching activities that stimulated the acquisition of skills through active listening.porEscuta ativaAnálise e técnicas de composiçãoAnálise auditivaOrquestra de cordasActive listeningAnalysis and composition techniquesEar trainingString orchestraA escuta ativa no processo de aprendizagem de análise e técnicas de composiçãomaster thesis203850513