Sanches, Hugo SoeiroVieira, Vítor Macedo AntunesPinto, CatarinaNunes, Sara Catarina Campos2023-01-022023-01-022022-11-15http://hdl.handle.net/10400.22/21266O presente relatório de estágio reflete o trabalho realizado da Prática de Ensino Supervisionada decorrida no Mestrado em Ensino da Música - ramo instrumento, violino. O terceiro capítulo deste documento aborda o projeto de intervenção que dá nome ao relatório do estágio, que tem como principais objetivos o gerenciamento positivo do tempo e a concentração e organização do estudo individual do violino, através de formas de estudo que ajudam a resolver problemáticas técnicas e musicais. Para a realização do mesmo, três alunas do Centro Cultural de Amarante participaram neste projeto. Esta instituição é um dos principais focos dos capítulos I e II, onde a Prática de Ensino Supervisionada foi realizada.The present internship's report reflects the work done in the supervised teaching occured during the Master in pedagogy - violin. The third chapter of this document approach the project that gives name to the internship's report, which focuses on the positive manageably of time and concentration during the individual violin practice and its organisation, through practice ways that help solving technical and musical problems. To do so, three students from Centro Cultural de Amarante participated in the project. This institution is one of the main topics in the chapters I and II, where the supervised teaching was realised.porMétodo PomodoroEnsino do violinoFormas de estudoGerenciamento do tempoPomodoro techniqueViolin teachingPractice waysTime managmentA otimização do estudo do violino: rentabilidade e organização do estudo individual com enfoque no Método Pomodoromaster thesis203134656