Boal-Palheiros, GraçaCavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes2023-07-122023-07-1220222022http://hdl.handle.net/10400.22/23218O presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical.This training report is divided into 3 parts. ln the first part, I discuss the importance of observation and reflect on the observation of musical practice in the S1 and 61 years of basic education. ln the second part I focus on the pedagogical practice that I developed within the scope of Supervised Teaching Practice. The third partis dedicated to the research project, which focuses on the rhythmic performance of children from disadvantaged backgrounds, emphasizing the importance of using valid assessment instruments to objectively assess children bearing in mind the development of their musical abilities.porEducação musicalPrática de ensino supervisionadaPerceção e execução rítmicasCompetência rítmicaMusic educationSupervised teaching practiceRhythmic perception and performanceRhythmic competenceDesempenho rítmico de crianças em idade escolarmaster thesis203330420