Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesVieira, Alexandre Luís Nunes2021-01-252021-01-252020http://hdl.handle.net/10400.22/16728A indústria automóvel é uma indústria que engloba muitas outras indústrias com altos requisitos de qualidade e segurança. É uma indústria de altas cadências e que produz equipamentos relativamente caros. Por isso mesmo é cada vez mais necessário automatizar os processos de forma a garantir grandes índices de eficiência e rapidez de fabrico de componentes. O uso de mão de obra humana insere múltiplas variáveis inerentes ao operador que podem afetar a qualidade e repetibilidade dos processos. Os cabos de aço e seus subcomponentes são partes do carro que permitem a interligação e transferência de movimento entre diferentes sistemas, tais como: abertura de portas e/ou janelas, sistemas de travagem, ajustamentos de bancos, entre outros. As pontas destes cabos são sobre injetadas com plástico (polietileno, poliamida com e sem adição de fibras de vidro e poliacetal) que permitem a sua ligação a outras partes do veículo. Atualmente, essas pontas são injetadas por postos de trabalho com uma injetora e um operador cada o que torna o processo moroso. No total cada ponta de cabo demora 6 segundos a ser injetada. Para além disso as injetoras utilizadas são antigas, com uma capacidade de injeção muito maior à requerida e de baixa eficiência incutindo gastos desnecessários à empresa. O objetivo deste projeto é projetar uma estação de injeção mais recente e adaptada às cadências atuais de injeção de forma a aumentar a eficiência e que possa ser implementada em linhas de produção automatizadas reduzindo o número de operadores. Como resultado, a máquina de injeção projetada tem uma cadência de 7 pontas de cabo injetadas em 39 segundos, no máximo, o que equivale a 5,57 segundos por peça. Isto traduz-se numa capacidade de injeção cerca de 8 cm3 .The automotive industry is an industry that encompasses many other industries with high quality and safety requirements. It is a high-speed industry and produces relatively expensive equipment. For this reason, it is increasingly necessary to automate processes in order to guarantee high levels of efficiency and rapid manufacturing of components. The use of human labour inserts multiple variables inherent to the operator that can affect the quality and repeatability of the processes. Steel cables and their subcomponents are parts of the car that allow the interconnection and transfer of movement between different systems, such as: opening doors and / or windows, braking systems, seat adjustments, among others. The ends of these cables are over injected with plastic (polyethylene, polyamide with and without the addition of glass fibres and polyacetal) that allow their connection to other parts of the vehicle. Currently, these ends are injected by workstations with an injection machine and an operator each, which makes the process time consuming. In total, each cable end takes 6 seconds to be injected. In addition, the injection moulding machines used are old, with a much higher injection capacity than required and low efficiency, incurring unnecessary expenses for the company. The objective of this project is to design a newer injection station adapted to the current injection rates in order to increase efficiency and that can be implemented in automated production lines, reducing the number of operators. As a result, the designed injection machine has a cadence of 7 injected cable ends in a maximum of 39 seconds, which is equivalent to 5.57 seconds per end. This translates to an injection capacity of about 8 cm3 .porCabos de açoAutomaçãoProjeto mecânicoIndústria automóvelInjeção de termoplásticosBowden cablesAutomationMechanical projectAutomotive industryThermoplastic injectionProjeto de microinjetora de termoplásticos para a indústria automóvelmaster thesis202574466