Tavares, DianaCruz, AgostinhoCabral, Ana PaulaMachado, AlbertoSousa, HelenaCurado, HenriqueFaria, IsabelAmorim, ManuelaGonçalves, Maria JoãoLopes, PaulaMonteiro, Pedro2024-02-192024-02-192021-10Tavares, D., Sousa, H., Gonçalves, M. J., Cruz, A., Curado, H., Lopes, P., Cabral, A. P., Faria, I., Monteiro, P., Machado, A., & Amorim, M. (2021). Comitês de ética na educação superior: Da teoria à ação. Book of abstracts of XXVI RECLA International Summit – Soluções de aprendizagem inteligente para sociedades sustentáveis, 21.978-972-8688-99-8http://hdl.handle.net/10400.22/25023As Comissões de Ética são órgãos relativamente novos no dia-a-dia dos profissionais e investigadores da área da saúde. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 / outubro) veio comprovar e validar a pertinência deste órgão nas Instituições de Ensino Superior. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde tem alargado a sua atividade para além da avaliação de projetos de investigação. Os seus membros, enquanto profissionais e educadores, têm acompanhado a crescente e premente necessidade de humanização da saúde. Esta foi acentuada pela pandemia, devido ao agravamento da despersonalização do profissional e do paciente, mas igualmente enfatizada pelo desenvolvimento tecnológico, exigências burocrático-administrativas, implementação da inteligência artificial, entre outros. A nossa perceção é que a formação curricular em saúde não atende plenamente todas as necessidades, surgindo aqui a possibilidade de cada Comissão assumir um papel mais ativo na comunidade académica e profissional, promovendo uma formação contínua, passando da teoria à prática.porComissão éticaEstudante saúdeEnsino superiorHumanizaçãoComitês de ética na educação superior: da teoria à açãoEthics Committes in Higher Education: From theory to actionconference object