Jesus, ÂngeloGomes, Maria JoãoCunha, AgostinhoCruz, Agostinho2019-06-052019-06-052014Jesus, Â., Gomes, M. J., Cunha, A., & Cruz, A. (2014). Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory. RIED - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 17(1), 179–199.http://hdl.handle.net/10400.22/13841A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.porComputadores na educaçãoEducação a distânciaAmbientes virtuais de aprendizagemWeb based learning environment inventoryValidade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventoryValidity and reliability of the reduced portuguese version of the web based learning environment inventoryjournal article