Liberato, DáliaFerreira, Fernanda A.Ferreira, Bruna Rafaela Freitas2024-12-032024-12-032024-10-28http://hdl.handle.net/10400.22/26624Dissertação de mestradoO turismo é um dos motores económicos mais importantes a nível global, contribuindo para a criação de empregos, geração de benefícios económicos e desenvolvimento de infraestruturas. A evolução deste setor, acompanhado pelas tendências globais, traz consigo novos mercados emergentes, como é o caso do turismo sénior, devido à tendência de envelhecimento global. A presente dissertação aborda o tema do turismo sénior, um campo que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo devido ao envelhecimento demográfico global e às novas tendências de viagem deste segmento populacional. Os turistas seniores de hoje são diferentes daqueles que os antecederam, impulsionados por experiências de viagem acumuladas, avanços tecnológicos e motivações distintas. As motivações para viajar são influenciadas por uma variedade de fatores, e o modelo push & pull constitui-se como uma ferramenta de análise das suas motivações. Este estudo teve como principal objetivo analisar o papel do turismo sénior e as suas motivações para viajar, identificando e caracterizando os diferentes perfis de turistas seniores nacionais, com destaque para as diferenças entre pensionistas e não-pensionistas. Com vista à obtenção de dados para a concretização da componente empírica deste estudo, foram aplicados inquéritos por questionário a 106 turistas seniores nacionais com 50 ou mais anos de idade. Os dados foram analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistic 29.0. Os resultados revelaram que, para os turistas seniores nacionais, pensionistas e não pensionistas, o principal motivo que os leva a viajar é o desejo de conhecer novos destinos e culturas, seguido da visita a familiares e amigos, e a procura pelo descanso e relaxamento, não obstante, os pensionistas evidenciam uma maior preocupação com as questões de saúde e fugir da solidão. No que diz respeito às características das viagens, os pensionistas apresentaram uma maior tendência para viajar a nível nacional e com maior frequência, devido à sua disponibilidade de tempo, fruto da idade da reforma. Este grupo mostrou uma clara preferência por hotéis, casa de familiares e amigos, e usa maioritariamente o automóvel durante a realização das suas viagens, seguido do autocarro e o avião. Para a marcação das suas viagens recorrem aos meios tradicionais como agências de viagens e a familiares e amigos. Quanto aos fatores pull, ou seja, a atratividade do destino, a higiene e limpeza, bem como segurança é de extrema importância para ambos os grupos, enquanto que os eventos foram o fator com menor relevância aquando da tomada de decisão do destino. O estudo revelou ainda que as variáveis sociodemográficas como idade, rendimentos e situação laboral influenciam significativamente os comportamentos de consumo de viagem. A principal limitação deste estudo inclui o uso de uma amostra não probabilística e de conveniência, restringindo a generalização dos resultados para a população sénior. Por sua vez, a amostra está igualmente direcionada para um contexto geográfico muito específico, dificultando a representatividade dos resultados, pelo que, para futuras pesquisas, torna-se importante explorar diferentes regiões, com diferentes costumes e hábitos de forma a ter uma amostra mais ampla e diversificada. Uma pesquisa qualitativa seria igualmente informativa, na medida em que permitiria conhecer de forma mais aprofundada as necessidades e preferências em específico deste público. Esta investigação contribuiu para a literatura acerca do turismo sénior, onde foi possível fornecer novos insights das suas motivações e identificar que fatores push & pull mais peso têm aquando da tomada de decisão de um destino. As diferenças encontradas entre pensionistas e não pensionistas permitem às empresas do setor uma adaptação das suas ofertas a este segmento em crescimento.Tourism is one of the most important economic drivers globally, contributing to job creation, income generation and infrastructure development. The evolution of this sector, accompanied by global trends, brings with it new emerging markets, such as senior tourism, due to the global aging trend that we are witnessing. This dissertation addresses the theme of senior tourism, a field that has been gaining more and more relevance due to the global demographic aging and the new travel dynamics of this population segment. Today's senior tourists are different from those who came before them, driven by accumulated travel experiences, technological advancements, and distinct motivations. Motivations to travel are influenced by a variety of factors, and the push & pull model is a tool for analyzing your motivations. The main objective of this study was to analyze the role of senior tourism and its motivations for traveling, identifying and characterizing the different profiles of national senior tourists, with emphasis on the differences between pensioners and non-pensioners. In order to obtain data for the empirical component of this study, questionnaire surveys were applied to 106 senior national tourists aged 50 or over. The data were treated and analyzed using the IBM SPSS Statistic 29.0 software. The results revealed that, for national senior tourists, pensioners and non- pensioners, the main reason that leads them to travel is the desire to “get to know new destinations and cultures”, followed by “visiting family and friends”, and the search for “rest and relaxation”, however, pensioners show a greater concern with health issues and escape loneliness. With regard to the characteristics of travel, pensioners showed a greater tendency to travel nationally and more frequently, due to their greater availability of time, as a result of retirement age. This group showed a clear preference for hotels, family and friends' houses, and mostly uses the car when making their trips, followed by the bus and plane. To book your trips, you use traditional means such as travel agents and family and friends. As for the pull factors, that is, the attractiveness of the destination, hygiene and cleanliness, as well as safety is extremely important for both groups, while events were the factor with the least relevance for the decision making of the destination. The study also revealed that sociodemographic variables such as age, income and employment status significantly influence consumption behaviors. The main limitation of this study includes the use of a non-probabilistic and convenience sample, restricting the generalization of the results to the senior population. In turn, the sample is also directed to a very specific geographical context, making it difficult to represent the results, so for future research, it is important to explore different regions, with different customs and habits in order to have a broader and more diversified sample. A qualitative research would also be informative, as it would allow a more in-depth knowledge of the specific needs and preferences of this public. This research contributed to the literature on senior tourism, where it was possible to provide new insights into its motivations and that reinforce the idea that push & pull factors have more weight when making a destination decision, and the differences found between pensioners and non-pensioners, allows companies in the sector to adapt their offer to this growing segment.porTurismoTurismo séniorEconomiaMotivaçõesImpactoFatores push & pullTourismSenior tourismEconomyMotivationsImpactPush & pull factorsTurismo sénior: fatores push & pull no mercado séniormaster thesis203741943