Couto, A.Maia-Lima, C.2019-01-042019-01-042015978-989-8756-07-7.http://hdl.handle.net/10400.22/12520Os ambientes de geometria dinâmica têm desempenhado um papel fundamental no ensino e aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de outras competências do foro motivacional. Estes programas constituem uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de visualização, da comunicação matemática e, assim, tornar Geometria menos estática, mais criativa e mais apelativa. Contudo o ensino desta área assume frequentemente uma forma acabada sem que os estudantes tenham o prazer das suas descobertas. Nesta comunicação apresentar-se-á o desenvolvimento de uma tarefa de investigação que teve como objetivo principal predispor os estudantes para criar matemática, aumentando a sua autoestima nesta ciência, em particular na Geometria. A tarefa consistiu na descoberta de propriedades em polígonos seus desconhecidos - os polígonos médios - recorrendo unicamente ao GeoGebra. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa e a recolha de dados foi efetuada em duas turmas da formação inicial de professores. Esta experiência promoveu o gosto pela matemática e a Geometria, por ser uma área particularmente fértil, foi um meio eficaz para atingir esse fimporGeoGebraGeometriaTarefa de investigaçãoDescobrir matemática através do GeoGebra!conference object