Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosOliveira, Marta Filipa da Silva2016-11-082016-11-0820162016http://hdl.handle.net/10400.22/8631O presente Relatório de Estágio foi elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo primordial apresentar o processo formativo da mestranda e refletir de forma crítica sobre o seu desenvolvimento profissional decorrente do estágio profissionalizante realizado nos contextos educativos visados pelo Mestrado. O relatório espelha assim, a mobilização de um quadro teórico concetual e legal que fundamentou a prática pedagógica em ambos os níveis educativos, bem como o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais essenciais para a construção do seu perfil profissional. Neste sentido, e de modo a atuar com intencionalidade educativa, constituiu-se como imprescindível mobilizar características inerentes aos dois princípios basilares que sustentaram a ação da formanda: a metodologia de investigação-ação e o paradigma socio construtivista. Como tal, atendendo que a criança é o ator principal da sua educação, afigurou-se como crucial a participação num processo reflexivo colaborativo que fomentasse o desenvolvimento de uma atitude investigativa, crítica e reflexiva, por parte da estudante que possibilitasse não só a transformação e a melhoria das suas práticas, mas também que visasse o desenvolvimento integral da criança. Porquanto, a realização do Relatório de Estágio constituiu um instrumento e documento essencial à formação da mestranda, uma vez que permitiu uma análise crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida e sobre os desafios emergentes, contribuindo fortemente para a construção da sua identidade profissional docente.This internship report has been written as a partial requirement for the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. Its main purpose is to present the training process of the graduate and to reflect critically on her professional development resulting from the work experience carried out in the educational contexts devised by the Master’s Degree. It also aims to present the conceptual and legal theoretical framework behind the pedagogical practice in both educational levels as well as the development of professional and personal skills essential for building the graduate’s professional profile. To this purpose and according to educational objectives, it was established as essential to adopt the inherent characteristics of the two fundamental principles that have sustained the work of the graduate: the action-research methodology and the paradigm of social constructivism. As such, and given that the child is the main actor of his own education, it appeared as crucial to undergo a collaborative and reflective process that would foster the development of an investigative, critical and reflective attitude by the graduate that would allow not only the transformation and improvement of her own skills and practice, but also the integral development of the child. The present report is therefore considered an essential document to the formation of the graduate, since it allowed a critical and reflective analysis of the pedagogical practice developed as well as of the emerging challenges, having contributed profoundly to the construction of the graduate’s teaching professional identity.porPrática PedagógicaDesenvolvimento profissionalMetodologia de Investigação-AçãoAprendizagem significativa e construtivaTeaching PracticeProfessional DevelopmentResearch – Action MethodologyMeaningful and Constructive LearningRelatório de Estágiomaster thesis201275724