Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraSilva, Maria Inês Ferreira da2024-12-062024-12-062024-11-15http://hdl.handle.net/10400.22/26681Esta dissertação aborda os desafios na comunicação interna e employee advocacy, com foco numa empresa internacional na área tecnológica, a Synopsys. A escolha do tema reflete a relevância de fortalecer o marketing interno e a imagem da marca mepregadora, fatores críticos num mercado de trabalho competitivo. O objetivo principal é compreender como melhorar a comunicação interna para aumentar o envolvimento dos colaboradores e promover a organização como uma marca empregadora atrativa, contribuindo para a retenção de talentos e reforçando a ligação com a empresa. A pesquisa utiliza métodos qualitativos (análise documental e entrevistas) e quantitativos (questionários) para explorar as percepções dos colaboradores e identificar os fatores que influenciam a comunicação interna e o employee advocacy. Os resultados indicam que a satisfação dos colaboradores com a organização está relacionada com a qualidade da comunicação interna e a participação em eventos corporativos, e que a eficácia da promoção e divulgação dos eventos internos está relacionada à percepção dos colaboradores sobre a qualidade da comunicação interna e a visão da organização como um bom local de trabalho. A análise revelou uma taxa média de participação de 55% em eventos internos e uma taxa ainda mais baixa de partilha de conteúdos online. A análise revelou ainda que a maior partilha de conteúdos relacionados com a empresa nas redes sociais acontece no LinkedIn. Também foi percebido que a percepção da qualidade da comunicação interna está positivamente correlacionada com a percepção da Synopsys como um bom local de trabalho e como uma marca empregadora reconhecida. O trabalho realizado sugere melhorias na comunicação interna, como a diversificação dos canais de comunicação, maior clareza e transparência na informação fornecida, e a criação de um programa de embaixadores para promover o employee advocacy. Destacamos também a importância de desenvolver uma comunicação interna alinhada com as mensagens externas para fortalecer o employer branding de dentro para fora.This dissertation addresses the challenges of internal communication and employee advocacy, with a particular focus on an international technology company, Synopsys. The topic was selected on the basis of the recognition of the importance of strengthening internal marketing and employer brand image, which are critical factors in a competitive job market. The principal aim is to ascertain how internal communication can be enhanced in order to increase employee involvement and promote the organisation as an attractive employer brand, thus contributing to talent retention and strengthening the bond with the company. The research employs both qualitative (document analysis and interviews) and quantitative (questionnaires) methods in order to explore employee perceptions and identify the factors that influence internal communication and employee advocacy. The findings suggest that employee satisfaction with the organisation is associated with the quality of internal communication and participation in corporate events. Additionally, the efficacy of internal event promotion and publicity is linked to employees' perceptions of internal communication quality and their assessment of the organisation as a favourable place to work. The analysis demonstrated that the average participation rate in internal events was 55%, with an even lower rate of online content sharing. Additionally, the analysis indicated that the majority of company-related content sharing on social networks occurs on LinkedIn. Additionally, it was determined that the perception of the quality of internal communication is positively correlated with the perception of Synopsys as a favourable place of employment and as a distinguished employer brand. The findings indicate the necessity for enhancements in internal communication, including the diversification of communication channels, the provision of information with greater clarity and transparency, and the implementation of an ambassador programme to promote employee advocacy. It is also of great importance to develop internal communication in accordance with external messages, with the aim of strengthening employer branding from the inside out.porEmployer brandingComunicação internaEmployee advocacyGestão de recursos humanosInternal communicationHuman resources managementDesafios na comunicação interna e employee advocacy e a sua importância nas ações de employer branding. Estudo de caso numa empresa internacional na área tecnológicamaster thesis203748255