Pinto, Nuno FernandesAlberto, Gabriel Gagliano PintoSilva, Gabriel Peter Freire2019-02-042019-02-042019-01-29http://hdl.handle.net/10400.22/12813Esta dissertação tem como objetivo elucidar os motivos que levaram o clarinetista José Botelho a realizar alterações no Choro para clarineta e orquestra de Camargo Guarnieri. Ao se discutir sobre a interpretação de Botelho, vemos como sua trajetória musical – passando pelos primeiros contatos com as bandas de música em Portugal, pela formação no Conservatório de Música do Porto, e pelo contato com a música brasileira – delineou sua visão sobre o Choro para clarineta e orquestra. Em busca de peculiaridades que distinguem a intepretação da música brasileira, o clarinetista assume o seu papel criador utilizando o ritmo como uma bússola para transmitir sua concepção de música.This dissertation aims to clarify the reasons that led the clarinetist José Botelho to make changes in "Choro para clarineta e orquestra" by Camargo Guarnieri. Analyzing Botelho's interpretation, we observed how his musical trajectory - his first contacts with bands in Portugal, his studies at the Conservatório de Música do Porto and his contact with Brazilian music - outlined his vision about shaped the "Choro para clarineta e orquestra". In search of peculiarities that distinguish the interpretation of Brazilian music, the clarinetist assumes his creative role using rhythm as a compass to convey his conception of music.porChoroClarineteJosé BotelhoCamargo GuarnieriInterpretaçãoClarinetInterpretationChoro para clarineta e orquestra de Camargo Guarnieri: uma abordagem interpretativamaster thesis202163571