Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaTadeu, Francisca Gomes Guedes2018-07-312018-07-312018-07-19http://hdl.handle.net/10400.22/11812O tema da relação entre a flauta e a voz tem sido amplamente estudado nos últimos anos. Contudo, a aplicação a repertório específico era algo que ainda não tinha sido explorado como tema principal de investigação. Esta monografia é o resultado desta aplicação às obras Fantasie Brillante sur Carmen de François Borne e Introdução e Variações sobre tema de “Trockne Blumen” de Franz Schubert. Ao longo deste trabalho são abordados temas como a homogeneidade do som, a projeção sonora, a respiração, o vibrato e o legato da técnica flautística em comparação com o canto. O texto das obras originais é também estudado com o objetivo de tornar a performance mais informada e concordante com a obra original.The theme of the relation between the flute and the voice has been profoundly studied in the last years. However the application to specific repertoire is something that has not been explored yet as a main theme. This monography is the result of this application to Fantasie Brillante sur Carmen composed by François Borne and Introduction and Variations on “Trockne Blumen” composed by Franz Schubert. Throghout this essay several themes are discussed like the sound homogeneity, the projection of the sound, the breathing, the vibrato and the legato of the flute technique comparing to singing. The text of the original compositions is also studied in order to contribute to an informed performance and in conformity with the original works.porFlautaVozCantoFantasie Brillante sur CarmenFrançois BorneIntrodução e Variações sobre tema de “Trockne Blumen”Franz SchubertInterpretaçãoPerformanceFluteVoiceSingingIntroduction and Variations on “Trockne Blumen”InterpretationA simbiose entre a flauta e a voz: proposta interpretativa de obras adaptadas da ópera e do liedmaster thesis201957256